Punindo a Eva em projetos de lei: a frente parlamentar evangélica em oposição ao aborto
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2018v15n2.42133Resumo
A defesa da fé religiosa está presente nos espaços públicos brasileiros, seja numa oração do Pai Nosso, compreendido como suposta ‘oração universal’ nas Escolas Públicas, seja no Congresso Nacional, com a presença maciça da bancada evangélica com seus posicionamentos pautados nos princípios cristãos. O tema aborto tem sido alvo de discussão mundialmente e a sua legalização é defendida por grupos feministas, em prol do direito das mulheres decidirem sobre os seus corpos. No Brasil, além do respaldo dos estudos da bioética, os políticos da bancada evangélica pautam seus argumentos na sua visão religiosa para justificar a transformação do aborto em crime hediondo ou para legitimar a possibilidade de criar um auxílio financeiro para garantir que as mães estupradas não abortem. Analisar dois projetos de lei criados por este grupo político e voltados para o aborto é o objetivo deste trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.