Comunidade Gólgota: a cultura do rock como reflexo de uma " rebeldia com causa"
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n1.42187Resumo
Resumo: Temos por objetivo, através de compilações e aprofundamentos do terceiro capítulo da Tese de Doutorado em História, defendida pela UFPR, no ano de 2018, historicizar o percurso da Comunidade Gólgota no cenário religioso evangélico. Discutimos a origem da comunidade com a seguinte observação: a Gólgota pode não ter tamanho comparável a outras denominações religiosas pentecostais e neopentecostais, mas o traçado cultural chama a atenção. É o tônus da rebeldia como uma espécie de alma no trabalho de pesquisa e a Gólgota se desenhando como construção da linguagem, de metalinguagem. Qual rebeldia se quer? É possível se compreender mais do Brasil a partir das flâmulas do discurso conservador? Do problema da ideologia? Posteriormente, discutimos a organização da denominação religiosa problematizando seu projeto religioso, o espaço de culto, o estilo/estética, a noção de espetáculo nos rituais, percorrendo as relações entre o sagrado e o profano. Também pontuamos a origem histórica das práticas religiosas da comunidade, abordando seus ministérios e eventos. Observamos o crescimento da comunidade pela rotatividade de público, percorrendo a questão central de que são poucos os que permanecem enquanto membresia. Desenvolvemos o raciocínio em dois momentos, explorando as táticas utilizadas pela Gólgota para atrair fiéis: 1) as ações missionárias e 2) o uso da mídia. Por fim, problematizamos os que entram e ficam, explorando exemplos via entrevistas orais, que exemplificam a trajetória religiosa de dois membros efetivos, os quais identificados com as propostas da comunidade permaneceram, fortalecendo as identidades e pertencimentos golgotanas. Palavras-chave: Igrejas Emergentes; Pós-Modernidade; Juventude; Gólgota; identidade religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.