A representação do mito de Perséfone mencionado na teogonia hesiódica e descrito no hino homérico a Deméter na Ática arcaica

Autores

  • Lion Granier Alves (Instituto Educacional Athena) Instituto Educacional Athena.
  • Sérgio Rodrigues de Souza (Instituto Educacional Athena) Instituto Educacional Athena.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.45080

Resumo

O presente artigo aborda a questão da representação do mito de Perséfone mencionado na teogonia hesiódica e descrito no hino homérico a Deméter na Ática arcaica. Sua relevância científica encontra-se no fato de explorar um formato de pensamento que possibilitou o nascimento da lógica abstrata. Sua relevância social está em esclarecer ao público sobre os vários formatos que a história tomou desde eras arcaicas até os dias atuais, passando da tradição oral à tradição escrita. Busca-se evidenciar a importância da representação do mito de Perséfone para a compreensão dos fenômenos da natureza na Ática Arcaica (VIII-VI a.C). Nas perspectivas da História Antiga, em conjunto com a Filosofia da Religião, foi realizado um movimento parcial de análise dos conceitos de mito e sagrado, tendo como proposta uma maior clareza do religioso-mitológico na forma de deuses. Buscou-se, nesse aspecto, reportar-se à literatura da Teogonia hesiódica e aos escritos de autoria anônima Hino Homérico a Deméter. Apresentou-se uma hermenêutica introdutória dos textos, servindo de base para aprofundamentos futuros dos estudos de antiguidade, a partir de uma abordagem historiográfica centrada na dimensão de pertinência histórica. Palavras-Chave: Perséfone. Mito. Hino Homérico a Deméter. Fenômenos Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lion Granier Alves (Instituto Educacional Athena), Instituto Educacional Athena.

Licenciado em Filosofia e História. CV: http://lattes.cnpq.br/7824151993648630

Sérgio Rodrigues de Souza (Instituto Educacional Athena), Instituto Educacional Athena.

Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Sociologia. Doutor em Ciências Pedagógicas e Pós-Doutor em Psicologia Social.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

(INSTITUTO EDUCACIONAL ATHENA), L. G. A.; (INSTITUTO EDUCACIONAL ATHENA), S. R. de S. A representação do mito de Perséfone mencionado na teogonia hesiódica e descrito no hino homérico a Deméter na Ática arcaica. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.714–734, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.45080. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/45080. Acesso em: 19 abr. 2024.