Meditação e yoga nas camadas médias do Rio de Janeiro: análise do campo nos estudos da Bhagavad Gita

Autores

  • Cecilia dos Guimarães Bastos (UFRJ) PPGAS/ Museu Nacional/ UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.46356

Resumo

Este artigo retrata o trabalho de campo de aproximadamente dez anos de convívio com um grupo de estudantes de Vedanta do Rio de Janeiro. Ao participar das aulas do curso “Bhagavad Gita”, principal texto ensinado em Vedanta, verifiquei como os alunos percebem e vivenciam a prática da meditação, o “Eu” consciência e seu papel (dharma) no mundo. Também observei o que significa, para eles, a obtenção de um “distanciamento” de si e de um “comando” sobre a mente. Além disso, pesquisei de que maneira eles entendem os conceitos de felicidade, sofrimento e yoga e, ainda, como idealizam se tornar yogis, não no sentido de como vivem, mas do tipo de mente que possuem.

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Biografia do Autor

Cecilia dos Guimarães Bastos (UFRJ), PPGAS/ Museu Nacional/ UFRJ

Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ. Autora do livro Em busca de espiritualidade na Índia: os significados de uma moderna peregrinação, lançado pela Editora Prismas, em 2016.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

(UFRJ), C. dos G. B. Meditação e yoga nas camadas médias do Rio de Janeiro: análise do campo nos estudos da Bhagavad Gita. Religare, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.659–691, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.46356. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/46356. Acesso em: 19 nov. 2024.