A Fortaleza da fé em dois movimentos: marchando para Jesus, caminhando com Maria
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47303Resumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre duas etnografias realizadas em eventos religiosos de matrizes cristãs na cidade de Fortaleza, no ano de 2018. Um evento de matriz evangélica, denominado Marcha para Jesus, e um evento de matriz católica, a Caminhada com Maria. Concordamos com o antropólogo Clifford Geertz quando afirma que, na contemporaneidade, a religião parece ter sido “impulsionada para fora” dos seus tradicionais espaços de manifestação, lançando-se à ocupação dos espaços públicos de sociabilidade para a conquista de novos adeptos. Identificamos, pois, uma disputa entre católicos e protestantes por esse espaço público por excelência – a rua – para a demonstração de força e expressividade em números de seus adeptos e como uma oportunidade sem par para a conquista de novos fiéis, utilizando-se mesmo do momento da realização do evento para declarar uma certa autoridade sobre os destinos da cidade. Falar em Marcha supõe a constituição de um exército que, tendo uma causa bastante precisa, decide por pôr-se em movimento. A ideia de Caminhada, porém, denota algo mais impreciso, frouxo, vago.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.