O nascimento da boa mulher cristã: notas sobre a experiência de mulheres adictas em uma comunidade terapêutica religiosa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.47506Resumo
O presente artigo pretende apresentar e analisar a trajetória feminina no que tange ao desenvolvimento da dependência química e a busca por recuperação da mesma. Para tanto, serão enfocados os relatos de mulheres em tratamento contra a dependência química entrevistadas entre os anos de 2016 e 2018, durante a pesquisa de campo em uma comunidade terapêutica de perfil religioso localizada na cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, igualmente serão esmiuçados os relatos das dirigentes da comunidade terapêutica em questão. Diante dos dados obtidos, a principal conclusão aqui exposta é de que os processos de afastamento do uso de drogas e de transformação em mulher cristã ocorrem simultaneamente na medida em que a retórica religiosa ganha sentido para as mulheres em tratamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.