Diálogo inter-religioso e pesquisa-ação participativa desafios à etnografia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47510Resumo
Compreendendo etnografia como um termo polissêmico, ainda que normalmente esteja relacionado com a escrita de uma cultura, este artigo pretende esboçar algumas considerações acerca desta prática a partir da perspectiva de um pesquisador musical. Com foco na religiosidade, busco desenvolver argumentos que consideram a pesquisa-ação participativa dentro do contexto de diálogo inter-religioso – constituído, inicialmente pela práxis sonora - como um desafio à ação etnográfica na contemporaneidade. Para tanto, utilizo um exemplo que caminha para uma escrita que considere diversas vozes presentes num contexto de conflito ideológico, retomando ideias apresentadas na dissertação, intitulada “A música como instrumento para o diálogo inter-religioso”. Deste modo, a estrutura do texto é iniciada com um breve panorama do contexto debruçado e termos empregados. Em seguida um recorte etnográfico e, posteriormente, encerro com reflexões acerca destas formas de escritas à luz da realidade do Rio de Janeiro atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.