Etnografando um grupo religioso inclusivo: reflexões metodológicas e o ser afetado
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47511Resumo
No período de 25 de maio de 2017 a 11 de novembro de 2018 realizei uma pesquisa de cunho etnográfica junto a um grupo religioso destinado ao público LGBT na cidade de Pelotas, RS – conhecido como Comunidade Cristã Nova Esperança Internacional (CCNEI). A CCNEI, com sede oficial localizada no Estado de São Paulo é uma instituição religiosa que se autodenomina inclusiva fundada em 8 de agosto de 2004 e tem como principal proposta a aceitação da diversidade sexual (principalmente de pessoas LGBTs) em seus espaços de culto ao sagrado. Dessa maneira, meu principal objetivo com esse artigo é discutir sobre o método de investigação adotado, que além da etnografia, contou com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Revelo ainda ao leitor minhas percepções, experiências, emoções vividas em campo e as formas de como fui afetado durante a realização da pesquisa. Trazer essas discussões permitirá que o leitor perceba as eventuais sensações e impressões pelas quais passam o pesquisador no desenvolvimento de uma pesquisa sociológica de cunho etnográfica e sua importância para revelar problemas microsociais específicos, relações de interações e particularidades de grupos e pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.