Um catolicismo em mutação: práticas sacramentais e desafeição religiosa observadas a partir da Paróquia São Sebastião, Diocese de Teófilo Otoni - MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47915

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre as mudanças pelas quais passa a Igreja Católica Romana, especificamente, na Paróquia São Sebastião – Diocese de Teófilo Otoni/MG. Busca-se refletir a partir da seguinte problemática: quais fatores podem explicar a desafeição pelo catolicismo romano? Os conceitos de conversão, desafeição religiosa, trânsito e campo religioso, apoiados em Bourdieu, Hervieu-Léger, Berger, Domezi,Oliveira bem como os dados do Censo IBGE de 2010 fundamentam teoricamente este estudo. A metodologia adotada é o estudo de caso a partir de uma pesquisa realizada pelas Santas Missões Populares com famílias residentes na área urbana e rural da Paróquia São Sebastião, na cidade de Carlos Chagas/MG. Percebe-se a existência de um distanciamento dos/as católicos/as na prática dos sacramentos, indicando para um catolicismo em transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Beise Ulrich (FUV), Faculdade Unida Vitória - Espírito Santo

Dra. em Teologia - Faculdades EST. Pos-doc - História - UFSC - Graduação em Teologia e Pedagogia. Trabalhei durante 3 anos e sete meses como coordenadora de estudos na Academia de Missão junto à Universidade de Hamburgo na Alemanha. Atualmente sou professora de teologia - área gênero, diversidade e religião na Faculdade Unida em Vitória-ES.

Edison Lucas Fabricio (Universidade Regional de Blumenau), Universidade Regional de Blumenau

Dr. em História – Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de História na Universidade Regional de Blumenau.Email:edisonlucasf@hotmail.com

Wagner Ferreira Vaz (FUV), Faculdade Unida de Vitória

Mestre em Ciências da Educação – Unisal – Paraguai. Mestre em Ciências das Religiões - Faculdade Unida de Vitória.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

(FUV), C. B. U.; (UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU), E. L. F.; (FUV), W. F. V. Um catolicismo em mutação: práticas sacramentais e desafeição religiosa observadas a partir da Paróquia São Sebastião, Diocese de Teófilo Otoni - MG. Religare: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, [S. l.], v. 16, n. 2, p. p.636–658, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2019v16n2.47915. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/47915. Acesso em: 28 mar. 2024.