Uma interpretação alegórica e simbólica da Bíblia segundo Gregório de Nissa
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50057Resumo
O presente trabalho expõe a forma interpretativa com a qual o padre capadócio Gregório de Nissa erigiu sua obra A vida de Moisés. Nela evidencia-se como o prelado de Nissa apropriou-se da epopeia mosaica e formulou um itinerário espiritual para aqueles que almejam a vida perfeita. A partir do referencial metodológico de interpretação alegórica e simbólica da Bíblia, muito comum em autores nos primeiros séculos do cristianismo como, por exemplo, em Fílon de Alexandria e Orígenes, o Nisseno analisa o texto do Antigo Testamento e atualiza-o numa perspectiva epocal circunscrita ao quarto século da nossa era. Assim, a obra gregoriana vigora como uma atualização do texto mosaico para um novo panorama histórico que se impunha – agora cristão – e que carecia de referenciais próprios destinados à busca da perfeição. Além disso, a interpretação alegórico-simbólica torna-se uma forma hermenêutica válida ao cristianismo, pois seu intento consiste em atualizar o espírito que concebeu o texto às vicissitudes de um novo contexto histórico. Por isso, o presente trabalho pretende elencar aspectos particulares da interpretação alegórica e simbólica de Gregório de Nissa e sua importância no seio da Igreja cristã nascente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.