Antes e depois da conversão na Umbanda: a construção de um circuito afetivo-representacional religioso.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50480Resumo
A conversão religiosa é um fenômeno complexo e relevante para a compreensão do comportamento humano, uma vez que pode contribuir para o estabelecimento de novos sentidos para a vida das pessoas. Dessa forma, o objetivo que norteou a condução desse estudo consiste em descrever a construção do circuito afetivo-representacional de médiuns de Umbanda, tomando-se como referência o período anterior e posterior a sua conversão religiosa. Trata-se de pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, desenvolvida com 15 médiuns de Umbanda, em duas instituições religiosas localizadas no Município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados mediante a aplicação de instrumento de contextualização dos sujeitos e entrevistas semiestruturadas e analisados com base nas proposições da Teoria Ego-ecológica e análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que. a construção do circuito afetivo-representacional dos médiuns de Umbanda é mediada por conhecimentos prévios e posteriores à conversão na religião e emerge a partir de um processo dialógico psico-contextual de vivências. Verifica-se que a conversão na Umbanda ocasionou impactos positivos objetivos e subjetivos sobre a vida e a forma de ser dos participantes do estudo. Conclui-se que a compreensão do universo simbólico implícito na construção do circuito afetivo-representacional dos médiuns pesquisados e das repercussões positivas que a religião os oportuniza no cotidiano podem servir de estímulo para o desenvolvimento de novos estudos e de políticas mais eficazes para desconstrução do preconceito e intolerância à Umbanda, conformando avanços no campo da religiosidade e da democracia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.