Religião e educação: o análogo entre a tradição judaico-cristã e a crise educacional da modernidade
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.50764Resumo
Uma perspectiva dialética entre religião e educação nos assinala que a educação em maior ou menor escala valorativa, nunca esteve desenraizada de pressupostos religiosos. Frente a esse paradigma, pretendemos à luz de elementos da tradição judaico-cristã pensar o cenário educacional contemporâneo. Respeitando o pressuposto da educação religiosa, em seu potencial não catequético e plural no que diz respeito à abordagem das múltiplas culturas e tradições religiosas, nosso exercício reflexivo pretende questionar, sobretudo: como a pegadogia inerente ao(s) modelo(s) judaico-cristão de ensino pode contribuir com a educação contemporânea no sentido da formação ética e ontológica do indivíduo para a vida, em meio ao cenário de crise educacional próprio da modernidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.