Pensamento teológico crítico latino-americano: o legado de Rubem Alves e Marcella Althaus-Reid.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2020v17n1.51262Resumo
A pesquisa trata de vertentes teológicas protestantes que marcaram criticamente a Teologia Latino-Americana da Libertação. Entre os resultados mais destacados da pesquisa estão os que contribuem para o aprofundamento e revisão do método teológico latino-americano, sobretudo o redimensionamento da linguagem e a valorização das dimensões da corporeidade, da sexualidade e do prazer. Metodologicamente, sistematizamos as questões em um quadro cuja descrição está organizada em dois momentos. O primeiro deles privilegia a contribuição do teólogo Rubem Alves, em especial com a recriação da linguagem teológica, a teopoética, e com a valorização de elementos simbólico-poéticos e lúdicos vistos como tradução das concepções teológicas fundamentais da fé. O segundo momento enfatiza a teologia feminista e queer de Marcella Althaus-Reid, com destaque para as reflexões em torno das temáticas relativas às questões de gênero, ao cotidiano, às narrativas de vidas alternativas e à busca de lógicas inclusivas e de justiça social. É realçado também o método que a autora denominou “suspeita sexual”, que abarca os questionamentos às visões patriarcais, à heteronormatividade, e demias formas ideológicas de compreender a sexualidade humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.