Escola, afirmação identitária e religiões de matriz africana em contextos antirracistas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n2.60220Resumo
Esta pesquisa avaliou o lugar que religiões afro-brasileiras ocupam no ensino de História da África em escolas estaduais da cidade de Recife, Pernambuco, observando a relação entre racismo e religião. Para tal, fez-se uso da Teoria do Discurso desenvolvida por Ernesto Laclau e da metodologia da Análise de Discurso elaborada por Michel Pêcheux com vistas a apreender, através das falas de docentes, gestores de escolas e militante e ex-militantes do movimento negro pernambucano, atitudes de visibilidade ou não a essas tradições. O exame dos enunciados sinalizou para a presença de várias ideologias nas escolas pesquisadas, mas, especificamente sobre o trabalho com as religiões em tela como temática para o ensino de História da África, o que se identificou foi a ideologia da invisibilidade justificada pela rejeição da comunidade escolar. Por outro lado, o discurso militante caminhou no sentido contrário, da necessidade de debate sobre elas na educação como forma de resistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.