Os enviados de Deus: a construção da imagética inquisitorial
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2021v18n2.61656Resumo
Este estudo tem como objetivo problematizar sobre a construção da imagética inquisitorial dos representantes do Santo Ofício Lusitano no decorrer de suas duas visitações aos espaços coloniais, indagando sobre como os ditames, regras e normas preceituadas nos regimentos de 1552 e 1613 foram direcionadores de um esforço para fazer valer uma ritualística de gestos, imagens, signos e símbolos para pôr em prática a construção do arquétipo de “herói da cristandade”. Durante a análise documental, apropriamo-nos metodologicamente da noção de estrutura heroica do imaginário, proposta pela teoria durandiana, para refletir sobre as confissões, denunciações e artigos dos regimentos, além dos conceitos de estratégia e tática de Michael de Certeau que possibilitam questionarmos sobre as relações de poderes presentes nas palavras, imagens, narrativas e discursos. Por fim, as fontes revelaram uma quantidade significativa de pessoas que foram influenciadas pela encenação cerimonial pública e pelos gestos e atos consagrados dos “fabricantes” de uma praxeologia 0imaginação permitindo observarmos sobre as táticas utilizadas pelo colonos para aceitar, desviar ou se adequar da maneira que podiam às estratégias elaboradas pelo tribunal do Santo Oficio e de seus colaboradores.
Palavras-chave: Inquisição; Regimentos; Estratégia; Tática; Herói.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.