Ensino religioso e a questão da laicidade no Brasil: da colônia a 1930
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2022v19n2.63493Resumo
Desenvolvo análise referente à temática da laicidade e sua relação com o ensino religioso no Brasil e ao debate sobre a educação. Observamos o período após a proclamação da República, destacando o período de rearticulação dos católicos nos anos 1930, com vistas ao retorno do ensino religioso nas escolas públicas, quando ocorre amplo debate entre religiosos e escolanovistas. O tema da laicidade do Estado e sua relação com a formação da República brasileira tem sido revisitado por estudiosos de diversas áreas das Ciências Humanas. A educação torna-se importante no país desde a vinda dos padres jesuítas, em 1549. O imiscuir-se da fé na educação, por meio das ações da Igreja, é o modo como se procura incutir a cultura e a religiosidade europeias aos povos indígenas. A metodologia de análise se concentra na leitura de textos históricos da educação no Brasil, após a proclamação da República até os anos 1930, assim como textos que discutem os conceitos de educação e instrução no contexto da laicidade e da influência religiosa. Entendo que o tema está longe de um acordo entre os interessados na promoção de um ensino laico e universal e aqueles que defendem a presença da fé religiosa na Educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.