Ensino Religioso na escola: o impacto da diversidade religiosa nas práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v1n1.71379Resumo
Originalmente projetado como um meio de doutrinação e conversão, o objetivo do Ensino Religioso (ER) se transformou, ampliando sua abrangência de uma única crença para uma perspectiva inclusiva que aprecia a diversidade religiosa como um fator que enriquece as culturas. Diante disso, este estudo teve o objetivo de analisar as pesquisas existentes na área, especialmente no que se refere ao impacto da diversidade religiosa nas práticas pedagógicas empregadas no Ensino Religioso. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa com ênfase descritiva, por meio da técnica de consulta metodológica, foi viável identificar, reunir e integrar dados que contemplaram as questões centrais e facilitaram a formação do corpus para a execução da Análise de Conteúdo que ocorreu em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, que incluem inferência e interpretação. Ao analisar os 16 estudos selecionados, percebemos que a dificuldade de incorporar práticas pedagógicas no ER reside, principalmente, na ausência de compreensão e na falta de aceitação da diversidade religiosa nas instituições de ensino. Sendo assim, acreditamos que a prática pedagógica do professor de ER requer um aprofundamento na pesquisa e no entendimento da diversidade cultural e religiosa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.