Ensino Religioso na escola: o impacto da diversidade religiosa nas práticas pedagógicas

Autores

  • Maria Suelena da Silva Espínola Faculdade Unida de Vitória

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1982-6605.2025v1n1.71379

Resumo

Originalmente projetado como um meio de doutrinação e conversão, o objetivo do Ensino Religioso (ER) se transformou, ampliando sua abrangência de uma única crença para uma perspectiva inclusiva que aprecia a diversidade religiosa como um fator que enriquece as culturas. Diante disso, este estudo teve o objetivo de analisar as pesquisas existentes na área, especialmente no que se refere ao impacto da diversidade religiosa nas práticas pedagógicas empregadas no Ensino Religioso. Para isso, adotamos uma abordagem qualitativa com ênfase descritiva, por meio da técnica de consulta metodológica, foi viável identificar, reunir e integrar dados que contemplaram as questões centrais e facilitaram a formação do corpus para a execução da Análise de Conteúdo que ocorreu em três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, que incluem inferência e interpretação. Ao analisar os 16 estudos selecionados, percebemos que a dificuldade de incorporar práticas pedagógicas no ER reside, principalmente, na ausência de compreensão e na falta de aceitação da diversidade religiosa nas instituições de ensino. Sendo assim, acreditamos que a prática pedagógica do professor de ER requer um aprofundamento na pesquisa e no entendimento da diversidade cultural e religiosa.

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Publicado

2025-03-12

Como Citar

DA SILVA ESPÍNOLA, M. S. Ensino Religioso na escola: o impacto da diversidade religiosa nas práticas pedagógicas. Religare, [S. l.], v. 1, n. 1, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.1982-6605.2025v1n1.71379. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/71379. Acesso em: 16 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos Nacionais