DEVOÇÃO E CURA NO CONJUNTO RELIGIOSO DO MONTE DO GALO – CARNAÚBA DOS DANTAS - RN
Resumo
O Conjunto Religioso do Monte do Galo, localizado no município potiguar de Carnaúba dos Dantas, microrregião sertaneja do Seridó, têm sido palco das mais diversas manifestações de fé e devoção por parte das gentes que a ele acorrem desde o início do século XX. Notadamente, a convergência de parcela significativa de romeiros e devotos apontam para a busca ou agradecimento de graças alcançadas, com destaque para a cura de males, em sua maioria, configuradas por doenças físicas e mentais. Fazendo convergir lentes da História Oral e Etno História, empreendemos uma análise histórica das narrativas de cura presentes nas fontes escritas, orais e iconográficas, que ocorrem neste santuário. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se constitui como exploratória, documental, bibliográfica e etnográfica. Foram-nos basilares as contribuições de Paul Thompson, Jacques Le Goff, Gwyn Prins e Antônio Montenegro, no tocante às fontes orais; de Clifford Geertz, Carlos Alberto Steil e Sylvana Brandão, no que se refere aos registros etno históricos. Também foram fundamentais os conceitos de Pierre Bordieu para a compreensão do que é campo, subcampo e as relações estabelecidas pelos agentes da administração do capital religioso e simbólico, tanto leigos como religiosos. O trabalho é vinculado aos Grupos de Pesquisa “História e Religiões”, do Programa de Pós graduação em História da UFPE, e “Gestão Pública e Espaços Públicos: conflitos e intolerância religiosa”, do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste, da UFPE.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.