RELIGIOSIDADE POPULAR, SANTOS, MAGOS E FEITICEIROS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO NO LIGEIRO-PARAÍBA
Resumo
Este trabalho resultou de uma pesquisa etnográfica realizada no Ligeiro-Paraíba, uma comunidade rural que mantém-se fiel a um modelo típico de religiosidade popular, que se caracteriza por uma multiplicidade de crenças e práticas religiosas e mágicas. Para exposição desse universo religioso e mágico local, construímos o relato com os discursos dos moradores dividindo em três campos ou esferas: a religiosa, cuja maior expressão é a fé nos santos e milagres; a mágico-religiosa, através da fé nos ritos de cura das rezadeiras; e a mágica através das demandas junto a feiticeiros, catimbozeiros ou pais-de-santo. Constatou-se ao final da pesquisa que a religiosidade popular dos ligeirenses se caracteriza por se manter na fronteira entre estas esferas da vivência religiosa, compondo novas formas de ser católico.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.