A Influência da globalização no direito contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n13.27324Resumo
O artigo tem por objetivo investigar os impactos da globalização no direito contemporâneo. O trabalho dedica-se a, inicialmente, abordar o surgimento, evolução e consolidação do fenômeno, em relação ao tempo e espaço, tratando dos aspectos gerais da globalização. Em seguida, analisam-se os efeitos da globalização em diferentes perspectivas e âmbitos, demonstrando-se a alta complexidade que envolve o seu estudo científico. Por fim, averiguam-se os impactos da globalização no direito, perpassando as modulações causadas nas instituições e nas relações sociais, estatuindo um novo paradigma científico e social. O estudo aponta que várias questões, como cidadania, povo, poder e Estado, são modificadas diante da formação e expansão da sociedade mundial, onde o fenômeno influencia diretamente as relações políticas e o papel do Estado e do Direito. A conclusão é no sentido de que, apesar da dificuldade enfrentada pela clássica estrutura racional-burocrática na regulação da sociedade contemporânea, o direito continua sendo o caminho menos cooptado pela lógica global.
Downloads
Referências
Livros
BECK, Ulrich. O que é globalização? Equívocos do globalismo: resposta à globalização; tradução de André Carone. – São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DINIZ, Eli. Globalização, reformas econômicas e elites empresariais. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
FARIA, José Eduardo. O direito na economia globalizada. 1ª Ed. São Paulo: Malheiros Editora LTDA, 2004.
GADELHA, Regina Maria A. Fonseca. Globalização, metropolização e políticas públicas neoliberais. São Paulo: Educ, 1997.
GROSSI, Paolo. O direito entre o poder e o ordenamento. Belo Horizonte: Del Rey, 2010. Tradução de Arno Dal Ri Júnio.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.
IANNI, Octavio. Teorias da globalização. 17ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
OLIVEIRA, Odete Maria de (coordenadora). Relações internacionais e globalização: grandes desafios. 2ª ed. Ijuí: Ed. Ijuí, 1999.
OLIVEIRA, Odete Maria de. Relações internacionais direito e poder. Ijuí: Ed. Ijuí, 2015.
OLSSON, Giovanni. Relações internacionais e seus atores na era globalizada. Curitiba: Juruá, 2003.
Artigos em revista
SHIH, Frank Larrúbia. O processo de globalização e a sua influência no direito interno. Artigo publicado na Revista do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública – IBAP, Ano VII, Ed. 15 – set/2001.
Sites
CAMPOS e CANAVEZES, Luíz e Sara. Introdução à globalização. Instituto Bento Jesus Caraça, abr. 2007. Disponível em: <http://www.rdpc.uevora.pt/bitstream/10174/2468/1/Introdu%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Globaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em: 22 de agosto de 2015.
KLAES, Marianna Izabel Medeiros. O fenômeno da globalização e seus reflexos no campo jurídico. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 11, n. 968, 25 fev. 2006. Disponível em: <http://jus.com.br/artigos/8005>. Acesso em: 22 de agosto de 2015.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).