CULTURA E REGIONALISMO: o audiovisual no Mercosul
Resumo
No contexto da discussão sobre cultura e identidade regional, o presente trabalho busca analisar o Programa Mercosul Audiovisual (PMA), a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM) e o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM). O objetivo é a compreensão do entrelaçamento entre sociedade, políticas privadas e públicas: como existem e como se retroalimentam no setor do audiovisual. Como suporte metodológico, foram realizadas entrevistas com produtores, diretores e atuantes na área. O restante do estudo é embasado na leitura de atas da RECAM a partir de 2008, ano que nela é aprovado o PMA, e também por leituras complementares. As conclusões discutem a neblina existente sobre atuação do Mercosul neste âmbito tão importante da formação identitária de cada habitante do bloco, que é o cinema.
Downloads
Referências
ESCOBAR, Ticio. (2006), ‘15 Años del Mercosur: el debe y el haber de lo cultural’, http://www.memorial.sp.gov/memorial/outros/TextoMercosul-TicioEscobar.doc.
GARCÍA, Cristina P. (2011), “La comercialización intra e interregional del cine euro-iberoamericano em la era digital”. Eptic, Montevideo, No 2, pp.1-20, http://www.eptic.com.br/site/wp-content/uploads/2012/10/revista_completa-V13-N2.pdf.
GETINO, Octavio. (2010), ‘Negociación e integración en el sector cinematográfico y audiovisual em los países del Mercosur. Antecedentes y experiencias’, http://octaviogetinocine.blogspot.com.br/2010/06/experiencias-y-antecedentes-de-los.html.
_________. (2006), ‘Aproximaciónal mercado cinematográfico del Mercosur. Período 2002-2005’. (Montevidéu: RECAM), http://www.recam.org/?do=downloads&idCategory=feedf3d74ab5e32ff55a0c9087a77aa7.
HALL, Stuart. (2005), A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro, Dp&a, 102 p.
MOGUILLANSKY, Marina. (2009) ‘El cine em el Mercosur. El processo de integración regional y lãs asimetrías de La industria cinematográfica’, Temas y debates, No 18, http://rephip.unr.edu.ar/bitstream/handle/2133/1921/Moguillansky.pdf?sequence=1.
SOARES, Maria S. A. (2008), “A diplomacia cultural no Mercosul”. Rev. bras. polít. int., Brasília , vol 51, No 1, http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292008000100003&lng= en&nrm=iso.
Documentos
RECAM. (2003) Resolução Nº 49/03. ‘Reunião Especializada de Autoridades Cinematoráficas e Audiovisuais do Mercosul’. (Montevidéu: RECAM), http://www.recam.org/_files/documents/gmc_creacionrecam.pdf.
RECAM. (2012), ‘Anexo V da XXI RECAM – Plano Estratégico Patrimonial’ (Vitória: RECAM),http://gd.mercosur.int/SAM/GestDoc/pubweb.nsf/Reunion?OpenAgent&id=CEB4839CF76A09B583257AD30069B721&lang=ESP
UNESCO. (2002), ‘Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural’, http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf.
Entrevistas
BRANCHER, Lícia. Lícia Brancher: depoimento [Jun. 2015]. Entrevistadora: BRITEZ, Isabel Apel. Florianópolis, 2015. 1 arquivo sonoro mp3 (32 min).
KLOCK, Kátia. Kátia Klock: depoimento [Jun. 2015]. Entrevistadora: BRITEZ, Isabel Apel. Florianópolis, 2015. 1 arquivo sonoro mp3 (28 min).
PARAÍSO, Márcia. Márcia Paraíso: depoimento [Jun. 2015]. Entrevistadora: BRITEZ, Isabel Apel. Florianópolis, 2015. 1 arquivo sonoro mp3 (65 min).
RODRIGUES, Beto. Beto Rodrigues: depoimento [Jun. 2015]. Entrevistadora: BRITEZ, Isabel Apel. Florianópolis, 2015. 1 arquivo sonoro mp3 (14 min).
TERNES, Andressa. Andressa Ternes: depoimento [Jun. 2015]. Entrevistadora: BRITEZ, Isabel Apel. Florianópolis, 2015. 1 arquivo sonoro mp3 (75 min).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).