Eleições Americanas: Donald Trump por uma abordagem freudiana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2017v4n8.30985Resumo
Resumo: Este artigo possui como principal objetivo delimitar os principais motivos da ascensão de Donald Trump nas eleições norte-americanas, utilizando-se das premissas de Freud como base para a construção da linha argumentativa. Também terá como objetivo elucidar como o período internacional atual e futuro será marcado cada vez mais pela ascensão dos movimentos de massa, evidenciando como podem ser perigosos e nocivos em determinados casos. Contudo, elementos factíveis e concretos também serão utilizados como base empírica para comprovar o ponto principal do artigo: de que a justificativa de que o argumento do anseio econômico por parte da população norte-americana é fraco e ineficaz quando visa explicar o apoio crescente a Trump.
Downloads
Referências
Referências Bibliográficas
Livros:
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, 832 p.
FREUD, S. Psicologia das Massas e Análise do Eu. 1ª Ed. Rio de Janeiro: L&PM, 2013, 176 p.
Sites:
BEAUCHAMP, Z. Anyone who thinks Trump was "just joking" about shooting Clinton is missing the point. Disponível em: <http://www.vox.com/2016/8/9/12417100/donald-trump-assassinate-hillary-clinton-joke> Acesso em 16 de agosto de 2016.
BEAUCHAMP, Z. White riot: How racism and immigration gave us Trump, Brexit, and a whole new kind of politics. Disponível em: <http://www.vox.com/2016/9/19/12933072/far-right-white-riot-trump-brexit> Acesso em 19 de setembro de 2016.
BERENSON, T. The 5 Essential Elements of a Donald Trump Stump Speech. Disponível em: <http://time.com/4178881/donald-trump-campaign-speeches/> Acesso em 15 de agosto de 2016.
BIOGRHAPHY, Donald Trump Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/donald-trump-9511238#synopsis> Acesso em 16 de agosto de 2016.
COHEN, C. Donald Trump sexism tracker: Every offensive comment in one place. Disponível em: <http://www.telegraph.co.uk/women/politics/donald-trump-sexism-tracker-every-offensive-comment-in-one-place/> Acesso em 12 de agosto de 2016.
COLLINSON, S. Donald Trump's strange campaign gets stranger. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2016/08/03/politics/donald-trump-paul-ryan-john-mccain-election-2016/index.html> Acesso em 12 de agosto de 2016.
GASS, N. My dad gave me a 'small loan' of a million dollars. Disponível em: <http://www.politico.com/story/2015/10/donald-trump-father-loan-1-million-dollars-215154> Acesso em 7 de agosto de 2016.
LIBERATORE, S. Is Donald Trump’s ‘broken speech’ the key to his success? Linguists say strange patterns may make him more ‘authentic, relatable and trustworthy’. Disponível em: <http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3495577/Is-Donald-Trump-s-broken-speech-key-success-Linguists-say-strange-patterns-make-authentic-relatable-trustworthy.html> Acesso em 12 de agosto de 2016.
MASON, P. The strange case of America’s disappearing middle class. Disponível em: <https://www.theguardian.com/commentisfree/2015/dec/14/the-strange-case-of-americas-disappearing-middle-class> Acesso em 7 de agosto de 2016.
MCADAMS, D. The Mind Of Donald Trump. Disponível em: <http://www.theatlantic.com/magazine/archive/2016/06/the-mind-of-donald-trump/480771/> Acesso em 16 de agosto de 2016.
MCCOMARCK, A. The Donald rising: how the US media boosted Trump’s campaign. Disponível em: <http://www.abc.net.au/triplej/programs/hack/how-the-media-boosted-donald-trump/7521328> Acesso em 5 de agosto de 2016.
MJ, L. et al. Why I´m Voting For Trump. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2016/01/27/politics/donald-trump-voters-2016-election/index.html> Acesso em 16 de agosto de 2016.
PLUMER, B. What a liberal sociologist learned from spending 5 years in Trump’s America. Disponível em: < http://www.vox.com/2016/9/6/12803636/arlie-hochschild-strangers-land-louisiana-trump> Acesso em 06 de setembro de 2016.
ROTHWELL, J. Economic Hardship and Favorable Views of Trump. Disponível em: <http://www.gallup.com/opinion/polling-matters/193898/economic-hardship-favorable-views-trump.aspx> Acesso em 5 de setembro de 2016.
THE DATA TEAM, Where Donald Trump’s support really comes from. Disponível em: <http://www.economist.com/blogs/graphicdetail/2016/04/daily-chart-14> Acesso em 16 de agosto de 2016.
THINK PROGRESS. What Language Experts Find So Strange About Donald Trump. Disponível em: <https://thinkprogress.org/what-language-experts-find-so-strange-about-donald-trump-2f067c20156e#.h71gd1f00> Acesso em 9 de agosto de 2016.
TIMM, J. A Full List of Donald Trump's Rapidly Changing Policy Positions. Disponível em: <http://www.nbcnews.com/politics/2016-election/full-list-donald-trump-s-rapidly-changing-policy-positions-n547801> Acesso em 11 de agosto de 2016.
TOPHER, C. See If You Can Guess What Grade Level This Professional Analysis Gives To A Trump Speech. Disponível em: <http://all-len-all.com/see-if-you-can-guess-what-grade-level-this-professional-analysis-gives-to-a-trump-speech/> Acesso em 9 de agosto de 2016.
WALTON, M. Many UK voters didn’t understand Brexit, Google searches suggest. Disponível em: <http://arstechnica.com/tech-policy/2016/06/brexit-google-search-trends-tech/> Acesso em 20 de setembro de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).