11 de setembro visto de outra forma: as contribuições estéticas para as Relações Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2019v6n12.40409Resumo
O objetivo deste artigo é basicamente analisar, por meio de revisão bibliográfica, as contribuições que as abordagens estéticas pós-modernas, oferece para compreender os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. As abordagens estéticas estão preocupadas com o gap que se abre entre a forma de representação e o objeto que se busca representar, aceitando isso como inevitável. Essas abordagens trazem novos elementos para análise dos fenômenos internacionais, como a música, as emoções e todo o campo da arte, em geral. Além do mais, é imprescindível na realização da crítica e auto reflexão das teorias e conceitos que são convencionados nas Relações Internacionais.
Downloads
Referências
BLEIKER, R. 2009. Aesthetics and World Politics. London: Palgrave Macmillan.
CAMPBELL, D. 2013. “Poststructuralism”. In: DUNNE, T.; KURKI, M.; SMITH, S. (Orgs.). International Relations Theories: discipline and diversity. Oxford: Oxford University Press, p. 223-246, 2013.
MEARSHEIMER, J. J. 2001. “The false promise of International Institutions”. International Security, vol. 19, p. 4-49.
NOGUEIRA, J. P.; MESSARI, N. 2005. Teorias das Relações Internacionais: correntes e debates. Rio de Janeiro: Campus.
RUSSET, B. 2013. “Liberalism”. In: DUNNE, T.; KURKI, M.; SMITH, S. (Org.). International Relations Theories: discipline and diversity. Oxford: Oxford University Press, p. 94-113.
WALTZ, K. 1979. Theory of International Politics. New York: McGraw-Hill.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).