Soberania e fronteira, dois conceitos de duas dimensões
Diplomacia, defesa e segurança na fronteira entre Brasil e Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2018v6n11.41230Resumo
Esse artigo se utiliza da relação entre a dimensão interna e externa dos conceitos de soberania e fronteira para fazer a conjugação necessária entre defesa, segurança pública e política externa. Essa problematização complexa da questão securitária é pertinente devido às novas maneiras de se organizar dos grupos que atuam com os ilícitos transnacionais. Essa ação ocorre, principalmente, com base nas vulnerabilidades do espaço fronteiriço, sejam elas por causa de tensões sociais que foram transportadas para fronteira, seja por causa da baixa presença do Estado na região ou seja por causa da dificuldade de articulação entre as burocracias responsáveis por atuar na manutenção da soberania interna e externa. Esse artigo contará com três seções para além da introdução e da conclusão, sendo a primeira destinada a discutir a abordagem adotada de relacionar as dimensões internas e externas dos conceitos de soberania e fronteira para formar a lógica explicativa do artigo. A segunda seção destina-se ao trato histórico das origens das questões fronteiriças entre Brasil e Paraguai. Por fim, a terceira seção destina-se ao cenária atual, destacando os processos discutidos na primeira e na segunda seção do artigo. Essa pesquisa foi baseada no uso de bibliografia primária e secundária no intuito de abordarmos o tema segundo um prisma teórico-conceitual que conjugue as dimensões internas e externas da fronteira como duas metades de um mesmo desafio que precisa ser abordado conjuntamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).