Influências estrangeiras no sistema educacional do Azerbaijão pós-soviétivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v8n16.48070

Resumo

A República do Azerbaijão foi um dos quinze novos países que emergiram na esteira da desintegração da União Soviética, em 1991. Diversos atores buscaram garantir sua influência no processo de construção do novo Estado azerbaijano, notadamente as potências regionais circundantes: Rússia, Turquia e Irã. A participação na necessária construção de um novo sistema educacional para o país se apresentou como um dos canais possíveis para o exercício do soft power estrangeiro. A partir de uma perspectiva comparativa, este artigo busca analisar os métodos empregados por russos, turcos e iranianos para garantir influência sobre o sistema educacional da nascente república do Azerbaijão e os seus respectivos resultados. Espera-se demonstrar que a legislação azerbaijana evoluiu no sentido de garantir maior controle do Estado sobre os projetos educacionais estrangeiros, mas que estas transformações afetaram sobretudo os projetos educacionais iranianos, e em menor grau os da Turquia e da Rússia. Ademais, conclui-se que embora a Turquia tenha conquistado maior penetração no sistema educacional azerbaijano nos primeiros anos após a independência, foi a Rússia que conseguiu estabelecer sua influência de forma mais perene.

Palavras-Chave: política externa; soft power; sistema educacional; Azerbaijão; Cáucaso do Sul.

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Biografia do Autor

Rodrigo Monteiro de Carvalho, Universidade de Coimbra

Mestre em História Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ) e doutorando em Estudos Contemporâneos pelo Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), vinculado à Universidade de Coimbra, Portugal.

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Publicado

16.07.2021

Como Citar

Monteiro de Carvalho, R. (2021). Influências estrangeiras no sistema educacional do Azerbaijão pós-soviétivo. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 8(16), 114–129. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v8n16.48070

Edição

Seção

Artigos