Política externa de Juscelino Kubitschek
A narrativa do Itamaraty para a operação Pan-Americana
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n13.50523Resumo
O Objetivo central deste artigo é apresentar a proposta da Operação Pan-americana na narrativa do Itamaraty articulada à política externa do governo Juscelino Kubitschek, visando entender quais eram seus objetivos e o porquê da sua formulação. A década de 50 na história do Brasil foi um período de grandes turbulências e mudanças, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Analisaremos o governo Juscelino Kubitschek e os antecedentes da Operação Pan-Americana, bem como a documentação existente do Ministério das Relações Exteriores, apresentando a narrativa do Itamaraty para justificar a formulação da Operação Pan-americana dentro do governo JK, introduzida como política autônoma que tentava projetar e defender os interesses do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).