O Euroceticismo Polonês e sua Representação no Partido Lei e Justiça
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2020v7n14.53075Resumo
O euroceticismo é uma das questões principais que cercam a política europeia na atualidade, presente tanto em países periféricos da União Europeia, como Polônia e Hungria, quanto em países centrais, como Alemanha e Reino Unido (hoje não mais um país-membro). Compreender o euroceticismo de um dos países mais conflituosos com o atual projeto europeu, a Polônia, pode auxiliar num diagnóstico geral do fenômeno. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo compreender as origens e as reivindicações do Partido Lei e Justiça (Prawo i Sprawiedliwość, PiS) – atualmente o representante mais importante do euroceticismo polonês –, analisando a relação desse partido com a União Europeia, e em que medida o fortalecimento desse pensamento representa uma ameaça para o futuro do bloco. A partir da metodologia de estudo de caso, utilizando documentos oficiais, livros, artigos e matérias de jornais para fundamentar a análise histórica e política, sustenta-se a hipótese de que o euroceticismo polonês, mesmo com suas particularidades, possibilita tecer interpretações acerca do futuro da União Europeia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).