Instrumento Militar do pré-guerra e pós-guerra das Malvinas: uma análise comparada das Estruturas de Defesa argentinas (1976-1999)

-

Autores

  • Dionéia Gabrieli Valk Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este estudo possui a intenção de identificar as mudanças na estrutura de defesa argentina pós-Guerra das Malvinas, concentrando a análise no instrumento militar argentino. A partir da abordagem teórica utilizada, a estrutura de fractais, o estudo se concentra em três camadas principais, instituições de defesa, estrutura das Forças Armadas e forças em teatro de operações, assim como nos elementos de cada camada e suas variáveis: elementos de alcance das operações militares (doutrina, cultura, avaliação), elementos de capacidade (estrutura da força, recursos, prontidão) e elementos de missão (treinamento, planejamento operacional). Essas variáveis indicam que a estrutura de defesa argentina apresentou falhas no circuito de retorno entre as camadas e também em sua interação. Os resultados desse estudo mostram que no período analisado, o instrumento militar argentino apresentou transformações, mas a Guerra das Malvinas revela um impacto relativamente baixo nas mudanças ocorridas na Argentina no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.12.2021

Como Citar

Valk, D. G. (2021). Instrumento Militar do pré-guerra e pós-guerra das Malvinas: uma análise comparada das Estruturas de Defesa argentinas (1976-1999): -. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 9(17), 01–31. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ricri/article/view/53770

Edição

Seção

Artigos