O impacto da eleição presidencial de 2016 na política ambiental dos EUA e suas repercussões para o Acordo de Paris
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2021v8n16.55378Resumo
A entrada no Acordo de Paris em 2015, facilitada pelo governo de Barack Obama, foi um marco na história ambiental dos Estados Unidos. Entretanto, com as eleições presidenciais de 2016 e a chegada de Donald Trump ao poder, notou-se uma mudança brusca na maneira de abordagem de temáticas ambientais e consequentemente, a saída dos Estados Unidos do Acordo Climático de Paris. Com isso, este artigo objetiva-se a analisar, em uma perspectiva construtivista, os impactos das eleições presidenciais e sua conseguinte mudança partidária nas repercussões para o Acordo Climático. Dessa maneira, constitui-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, com análises de conteúdo baseados em discursos de ambas partes e análises de documentos oficiais. Resulta-se que o processo de securitização e a negação aos estudos científicos desempenharam um papel importante nas tomadas de decisão e políticas ambientais conferidas pela administração de Trump, contrariando todos os aspectos ambientais das políticas embasadas na era de Obama. Por fim, é trazido à luz que os impactos da mudanças de poder e a reverberação de discursos ocorridos com as eleições de 2016 dos Estados Unidos, foram fatores decisivos para saída do Acordo de Paris.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).