Da ideia à prática: O histórico e os eventos que tornaram possível o BRICS
THE HISTORIC AND THE EVENTS THAT MADE BRICS POSSIBLE.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v9n18.58983Resumo
O presente artigo pretende elucidar alguns fatos que promoveu o direcionamento à consolidação de um projeto institucional, que integra os países membros do BRICS. A consulta de documentos e artigos foi utilizada como forma de elucidar os fatos e a compor a compreensão mais ampla das ações tomadas na direção de um posicionamento comum dos países membros do agrupamento, inclusive na construção de um projeto para maior autonomia de países emergentes na jogo de forças global. Como principais instrumentos de proteção, foram criados, no ano de 2014, duas ferramentas para segurança financeira e de financiamento de projetos de infraestrutura, sendo estes respectivamente o ACR e o NDB. Não obstante, nos atentamos ao papel que o Brasil desempenhou nesse processo, o que lhe valeu status central e de sumária importância nas conferências diplomáticas envolvendo a China, África do Sul, Rússia e Índia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).