A internacionalização do BDS

Uma análise comparada entre as táticas de resistência não-violenta da África do Sul e da Palestina

Autores

  • Maria Luiza Lopes Lamim de Almeida Universidade Federal Fluminense
  • Alyssa Ribeiro Perpeto Trotte Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo se dispõe a discorrer sobre o movimento Boicote Desenvolvimento e Sanções (BDS) no contexto do conflito israelo-palestino, enquanto uma tática de Resistência Não-Violenta que visa responder as violações territoriais e de Direitos Humanos perpetuadas pelo Estado de Israel. A partir de uma análise comparada dos casos palestino e sul-africano, pretende-se apontar familiaridades e disparidades no processo de internacionalização do BDS, para posteriormente promover uma investigação acerca do papel do movimento e da sociedade internacional no desbloqueio das negociações, tendo em vista as falhas tentativas de avanço nos processos de paz. O trabalho busca apontar uma relação causal entre a mobilização da sociedade civil global na África do Sul e na Palestina com o apartheid, elemento chave para a consolidação e concretização do BDS, se valendo do método qualitativo - fazendo uso do processo metodológico de revisão bibliográfica e de análise documental - para embasar a chamada Teoria do Poder, uma das bases dos Movimentos Não-Violentos, na busca de um olhar decolonial da Teoria de Resolução de Conflitos, quando aplicado ao conflito israelo-palestino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Lopes Lamim de Almeida, Universidade Federal Fluminense

Bacharela em Relações Internacionais, formada pelo Centro Universitário IBMR Laureate, é Coordenadora de Pesquisa no Núcleo de Pesquisa Maria Rebello Mendes (NUPREM/IBMR), no GT que agrega as linhas de “Economia Política Internacional e Desenvolvimento” e “Cultura e Sociedade nas Relações Internacionais”. É pesquisadora no Laboratório Nexus/UFF na área de "Segurança e Desenvolvimento na Política Global", no GT Migração, e no Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI), na linha de pesquisa "Rússia, Europa Oriental e Ásia Central". Atualmente é aluna da LATEC/UFF no MBA de Gestão de Negócios Sustentáveis. 

Alyssa Ribeiro Perpeto Trotte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bacharela em Relações Internacionais. Mestranda em Relações Internacionais pelo PPGRI/UERJ. Integra, como pesquisadora, o Núcleo de Pesquisa Maria Rebello Mendes (NUPREM -IBMR) na linha de Cultura e Sociedade nas Relações Internacionais; o Observatório Feminista de Relações Internacionais (OFRI) com enfoque de estudo em América Latina e Caribe; e o Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (GEDAI), do Programa de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC), na linha de Direito Internacional e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

24.12.2021

Como Citar

Lopes Lamim de Almeida, M. L., & Ribeiro Perpeto Trotte, A. (2021). A internacionalização do BDS: Uma análise comparada entre as táticas de resistência não-violenta da África do Sul e da Palestina. Revista De Iniciação Científica Em Relações Internacionais, 9(17), 52–76. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ricri/article/view/59065

Edição

Seção

Artigos