Os direitos humanos na Grande Estratégia dos EUA: de Clinton a Trump
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v9n18.61006Resumo
A temática dos direitos humanos vem sendo palco de embates políticos e disputas de narrativas ao longo da história. Os Estados Unidos destacam-se na construção da normativa para o tema, se auto intitulando como principais promotores dos direitos internacionalmente. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo central compreender de que forma direitos humanos vêm sendo utilizados na grande estratégia norte-americana. Para tal fim, foram analisados os National Security Strategy (NSS) de Clinton até Trump, documentos que refletem a grande estratégia de cada presidente anualmente. Por meio de uma análise documental e comparativa destes, identificaram-se aspectos particulares de cada governo, bem como uma influência partidária na forma como os presidentes incorporam a temática em seus documentos, apesar disso, nota-se um consenso geral entre os presidentes no que diz respeito à abordagem concedida aos direitos humanos, como mecanismo de promoção dos valores norte-americanos no âmbito externo. Consenso este que sofre uma ruptura em Trump, uma vez que essa tradição política observada em seus antecessores, não figura como elemento central da grande estratégia desse último presidente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).