Perspectivas indígenas em Teoria das Relações Internacionais
Levantamento nos trabalhos publicados nos Anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (2011-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62450Resumo
O objetivo deste trabalho é identificar a presença da abordagem teórica de Perspectivas Indígenas nos trabalhos acadêmicos da área temática Teoria das Relações Internacionais publicados nos anais dos Encontros Nacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ENABRI-ABRI) ocorridos entre 2011 e 2021. Nas Relações Internacionais, as Perspectivas Indígenas se situam entre aquelas abordagens críticas ao corpo teórico positivista tradicional, oferecendo visões diferenciadas quanto à ordem política e legal, além de questionar o Estado-centrismo no núcleo ontológico da disciplina. Considera-se que as populações indígenas oferecem um potencial transformador para as teorias de Relações Internacionais, uma vez que manifestam conhecimentos próprios acerca das intricadas relações entre o ser humano e o mundo, enxergando o ambiente internacional através de seus critérios de interdependência com os aspectos naturais e sociais da vida humana. Considerando que a ABRI, fundada em 2005, consolida os principais avanços da produção acadêmico-científica do campo no país, busca-se responder à seguinte pergunta: as Perspectivas Indígenas estão presentes nos trabalhos acadêmicos apresentados na área temática sobre Teoria das Relações Internacionais da ABRI? Quanto à metodologia da pesquisa, utilizou-se a abordagem mista sequencial (quali-quanti) com finalidade exploratória. Por meio da consulta a fontes bibliográficas (anais dos eventos da ABRI) realizou-se um levantamento quantitativo a partir de termos de busca: perspectivas indígenas, indígena e suas correspondências nos idiomas aceites no evento. A leitura dos resumos dos trabalhos permitiu qualificá-los quanto à proposta das Perspectivas Indígenas. Conclui-se que, no maior evento acadêmico brasileiro de Relações Internacionais, ainda é incipiente a inserção das questões indígenas. A partir de termos de busca, na área temática de Teoria, foram localizados dez (10) trabalhos. Desse total, enquanto um deles alinha-se à proposta de buscar visões diferenciadas, a parcela mais significativa foca em denunciar a lacuna das contribuições indígenas para o campo. Destaca-se que no evento realizado no ano de 2021, maior número de trabalhos foi localizado, sugerindo um potencial aumento das discussões dessa abordagem nos próximos anos.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 09.03.2023 (2)
- 02.02.2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).