Considerações das relações diplomáticas OTAN-Rússia
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2022v10n19.62717Resumo
Com o colapso da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), a Rússia perdeu a influência no Leste Europeu que antes era parte do bloco soviético. Assim, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) passou a se alargar pelo Leste da Europa. Para a Rússia, esse domínio da OTAN, no espaço que antes era liderado pelos soviéticos foi entendido como uma ameaça. Os projetos da OTAN, como o projeto antimísseis na Europa e o possível alargamento para a abrangência da Ucrânia e a Geórgia geram um receio por parte da Rússia que chegou a propor um projeto pan-europeu de segurança, o qual não foi aceito pela OTAN. Neste trabalho será discutido como o alargamento da OTAN influenciou as decisões da Rússia em questões de opinião sobre a segurança da região do Atlântico Norte. Ainda, como essas opiniões e decisões influenciaram o Leste Europeu, levando em consideração a possibilidade de uma reformulação da OTAN para que estas duas partes, OTAN-Rússia, viessem a se entender e acabar com a tensão da região da ex URSS. Argumenta-se quais foram as consequências da rejeição da Rússia em ter uma aliança com a OTAN e, como isso afetou a OTAN, que precisa da cooperação da Rússia para ter influência no Leste Europeu. O último tópico destaca se seria possível haver uma reestruturação da OTAN favorável aos interesses da Rússia para que ambas chegassem a um acordo com o objetivo de melhorar as estratégias de Segurança Europeia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).