A atuação da China na promoção da segurança alimentar
Um estudo sobre a participação chinesa na ASEAN e na OMC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66176Resumo
Nas últimas décadas a China tem encarado os desafios de seu contínuo crescimento populacional. Tal crescimento refletiu ao longo dos anos nas políticas de distribuição de recursos essenciais, especialmente no que tange a produção e distribuição de alimentos. Cientes do desafio e compreendendo a segurança alimentar como parte importante do desenvolvimento nacional, o governo chinês tem se esforçado para aumentar a oferta de alimentos para sua população na busca de erradicar o mal histórico da fome. Nota-se, a partir de uma análise das propostas governamentais da China, que esse empenho perpassa não apenas estratégias de atuação em nível nacional, mas, também, ações a nível internacional. Nesse sentido, partindo da hipótese de que a cooperação internacional é parte fundamental para a garantia da segurança alimentar na China, o presente artigo faz uma análise da participação do país na OMC e na ASEAN, com o intuito de responder, através deste estudo de caso, como a China atua na promoção da segurança alimentar no contexto das organizações internacionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).