A hegemonia agropolítica no governo Bolsonaro
O Latifúndio como formulador e condutor da PEB do “Agro é pop”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66447Resumo
A presente pesquisa tem como tema a análise a Política Externa Brasileira na formulação da agenda ambiental do Governo Bolsonaro na ótica de dois níveis, assim, objetiva-se compreender a relação entre a política externa e doméstica durante este governo no que tange a formulação da sua agenda ambiental. Durante o governo Bolsonaro a política ambiental é motivo de debates em torno da participação do agronegócio na formulação das agendas, o que suscita conflitos políticos de interesse na condução da PEB. Este artigo, no entanto, busca entender como o governo mobiliza a política externa para fortalecer os interesses do agro no espaço doméstico. Considerando a importância disto, foi escolhida a utilização dos métodos qualitativo e quantitativo por meio da análise de conteúdo e de discurso, sendo as fontes secundárias baseadas nas obras de autores como Putnam, Hill, Milza, Siebeneichler entre outros para construção da pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).