Uma educação feminista decolonial para a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na América Latina
A experiência da Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e do Caribe
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66507Resumo
O presente trabalho busca compreender, por meio da atuação da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe (RSMLAC), de que maneira a pedagogia popular feminista pode ser utilizada como prática decolonial no âmbito dos Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (DSDR). Este estudo caracteriza-se pelo caráter descritivo realizado a partir de uma metodologia de pesquisa bibliográfica qualitativa. Para compreensão da temática escolhida, na primeira seção, apresenta-se a base teórica com as definições de DSDR e as noções de decolonialidade e gênero, na segunda seção, objetiva-se na descrição de iniciativas feministas de educação popular direcionadas à garantia dos direitos, e, por último, há o alinhamento entre a temática escolhida, os DSDR, e a abordagem decolonial para a análise de iniciativas, levando em conta o conceito de educação popular feminista.
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