A instrumentalização da mídia para manipulação da opinião pública
O caso da ascensão de Hitler
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v10n20.66831Resumo
Líderes políticos como Hitler interferiram na formação da opinião pública através da mídia, porém, fizeram em contextos sociais, políticos e econômicos que pressionavam a população a formarem preferências políticas intransigentes. Essa dimensão da mídia traz debates contundentes de sua participação na formação da opinião pública, assim como suscita questões sobre o papel da mídia no âmbito interno do Estado e no palco mundial. Este artigo, por sua vez, busca contribuir interdisciplinarmente, via revisão bibliográfica a fim de abordar os impactos da mídia na formação da opinião pública, a partir de um estudo de caso sobre ascensão de Hitler, e como a mesma também pôde romper com esse lado obscuro de manipulação da opinião pública com o ingresso do jornalismo global abordando pautas de diversos espaços geográficos. Os resultados obtidos apontam que a mídia permanece traçando desafios para opinião pública, porém, o jornalismo ascendendo um papel de caráter global contribui, em certa medida, para que veiculação de informações imprecisas de problemas do âmbito interno dos Estados não seja possível, assim como Hitler fez escondendo o sistema de holocausto, embora outras questões estejam em alta como as redes sociais e a disseminação de notícias falsas por mídias alternativas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).