O Avanço do Terrorismo de Ultradireita nos EUA desde 2009
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.66911Resumo
O artigo apresenta hipótese de que o terrorismo de ultradireita nos EUA aumentou desde 2009, após a posse do presidente Barack Obama. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, busca-se responder às perguntas: o que é terrorismo de direita? Como e com que motivação tem esse fenômeno se manifestado nos EUA? O que se pode esperar no futuro? Por meio de análise das colocações teóricas e de pesquisa quantitativa realizada na Base de Dados Globais de Terrorismo (GTD), comprovou-se a hipótese posta. Foram analisadas definições teóricas de terrorismo e dos principais elementos ideológicos da ultradireita norte-americana. Identificou-se, igualmente, uma tipologia do terrorismo de ultradireita atual nos EUA. Explorou-se o fenômeno do terrorismo cometido pelos chamados ‘lobos solitários’ e como sua associação com a ultradireita representa grave ameaça à sociedade. Foram considerados, ademais, as características centrais do contexto político estadunidense que contribuem para o exacerbamento de terrorismo. Baseado na pesquisa conduzida, o prognóstico é de que o terrorismo de ultradireita nos EUA tende a continuar a crescer.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).