O neopentecostalismo no Brasil e a convergência com a ultradireita no populismo reacionário de Jair Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.66917Resumo
Este artigo explora a influência do neopentecostalismo no âmbito político brasileiro, focando nos pontos de contato estabelecidos entre o populismo reacionário de Jair Bolsonaro e o conservadorismo religioso. O artigo argumenta que o neopentecostalismo forneceu uma base teológica e ideológica para a construção do populismo reacionário de Bolsonaro, a partir da legitimação de uma concepção radical de cidadania baseada na religiosidade. O artigo demonstra que o neopentecostalismo se tornou uma força influente na política brasileira, ajudando a conectar o governo Bolsonaro à ultradireita, o que levanta questões importantes sobre o papel da religião na política e os desafios de equilibrar a liberdade religiosa e os princípios seculares da democracia em um governo de caráter populista, autoritário e reacionário.
Palavras-chave: Bolsonaro, Neopentecostalismo, Ultradireita, Populismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).