A radicalização de comunidades online a partir de ideologias de ultradireita
A manosfera e a cultura incel
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.66937Resumo
O artigo se debruça sob o processo de radicalização de comunidades online a partir da influência de ideologias de ultradireita, tomando como estudo de caso a Manosfera e a cultura Incel. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi substancial a compreensão das origens, bases ideológicas e influências radicais que incidem em comunidades online e resultam, eventualmente, em processos de radicalização sob influência de ideais racistas, misóginos, xenófobos e autoritários. Nesse sentido, o artigo identifica que tais agrupamentos virtuais, sobretudo em formato de chans, vêm se tornando um espaço seguro para a proliferação de ideais de Ultradireita, uma vez que oferecem segurança e anonimato aos participantes. A Manosfera e a cultura Incel se inserem nesse contexto, representando grupos organizados em plataformas digitais sob a orientação de ideologias de Ultradireita. No entanto, identifica-se a tendência contemporânea de normalização dessas ideias que ampliam sua influência e resultam em ações radicais no mundo real, correspondendo a uma agenda de pesquisa de impacto e com potencial de exploração.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).