A ultradireita global e o governo Bolsonaro
Uma análise das interconexões ideológicas
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2023v11n21.67093Resumo
No cenário internacional contemporâneo, a ascensão da ultradireita global resultou em impactos abrangentes em todo o mundo. Este artigo propõe uma investigação do fenômeno no contexto brasileiro, adotando a metodologia da Network Analysis, com o suporte de ferramentas computacionais como o Gephi, visando examinar as interconexões ideológicas entre a ultradireita global e o governo de Jair Bolsonaro. A pesquisa tem como propósito compreender as características, motivações e possíveis implicações dessa relação complexa. Embasado no conceito de "ultradireita" desenvolvido por Cas Mudde, este estudo busca analisar a natureza desse fenômeno político e sua influência sobre a gestão do governo Bolsonaro. Nesse sentido, a relevância deste trabalho reside na sua análise minuciosa dessa relação, proporcionando uma compreensão crítica das tendências políticas e ideológicas do século XXI, além de contribuir para um debate informado acerca dos desafios contemporâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).