A Região do Entorno Estratégico Brasileiro
A identidade sul-atlântica na ZOPACAS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2024v11n22.67162Resumo
A pesquisa se desenvolve dentro de um contexto identificado como uma janela de oportunidade para um novo aggiornamento da ZOPACAS. Diante disso, busca responder à questão: como a relação Brasil-Cabo Verde afeta a construção identitária na ZOPACAS? Assim, argumenta-se que a relação bilateral Brasil-Cabo Verde contribui para a revitalização identitária sul-atlântica da ZOPACAS. Para testar o argumento, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a construção da identidade regional para a ZOPACAS na relação Brasil-Cabo Verde. Para tanto, são delimitados os seguintes objetivos específicos: (i) apresentar a noção de região como um fator ideacional na produção de política externa; (ii) avaliar a construção identitária no âmbito da ZOPACAS; (iii) verificar a relevância da relação Brasil-Cabo Verde na construção de uma identidade sul-atlântica. A partir desses objetivos, a pesquisa é desenhada desde uma revisão de narrativa com características exploratórias. Ao mesmo tempo, faz uso de análise quantitativa, por meio de técnicas de Análise de Conteúdo Automatizada com uso do software IRAMUTEQ em documentos oficiais cabo-verdianos; e uma análise qualitativa dos documentos oficiais de Defesa brasileiros que permitam a análise da percepção desses atores em torno do papel da ZOPACAS na projeção internacional Brasil na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).