Uma Análise da política externa estadunidense em relação à Venezuela durante o governo de Donald Trump (2017-2021)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-9452.2025v12n24.69759Resumo
Este artigo pretende analisar a política externa adotada pelos Estados Unidos em relação à Venezuela durante o governo de Donald Trump (2017-2021). Por meio de uma revisão bibliográfica e análise de notícias e reportagens, são investigadas as tensões, interações diplomáticas e sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, bem como as suas consequências para a população latino-americana. A pergunta que norteará este estudo é: Como a política externa de Donald Trump afetou as relações entre os Estados Unidos e a Venezuela, especialmente no contexto das sanções econômicas? O artigo começa com um histórico das relações entre os dois países, destacando o alinhamento venezuelano aos Estados Unidos durante a Guerra Fria e a chegada de Hugo Chávez ao poder, marcando uma mudança significativa na política doméstica e internacional do país. Em seguida, são examinadas as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, abordando os seus objetivos e impactos na economia e na população venezuelana. Além disso, são analisadas as interações diplomáticas entre os dois países, incluindo as ações de apoio à oposição liderada por Juan Guaidó e os esforços para isolar o governo de Nicolás Maduro. Através dessa análise, busca-se compreender a abordagem adotada pelos Estados Unidos em relação à Venezuela durante o governo de Trump e as suas motivações subjacentes. Com base nessas análises, chegaremos à conclusão de que as políticas trumpistas agravaram a crise humanitária venezuelana. No mais, o artigo visa fornecer uma compreensão aprofundada da política externa de Trump em relação à Venezuela e as suas implicações para as relações bilaterais entre eles, além de contribuir com as abordagens científicas neste campo de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).