https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/issue/feed Revista InterCulturas 2024-08-11T00:00:00-03:00 Maria Rennally Soares da Silva maria.rennally@academico.ufpb.br Open Journal Systems <p><strong>Apresentação do periódico:</strong></p> <p>A <strong>Revista InterCulturas</strong> (doravante RICS) é um periódico acadêmico semestral, criado e dirigido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), do Departamento de Mediações Interculturais (DMI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).</p> <p><strong>ISSN: 2966-3997</strong></p> https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/71101 Editorial 2024-08-10T16:57:37-03:00 Maria Rennally Soares da Silva maria.rennally@academico.ufpb.br Alyanne de Freitas Chacon alyanne.chacon@ufrn.br Roberto Vilmar Satur robertosatur@yahoo.com.br <p>Editorial</p> 2024-08-10T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70213 A poesia de Anna de Noailles: 2024-05-25T18:41:56-03:00 Gilmara Viviane Castor de Andrade gilmaravcastor@gmail.com <p>RESUMO</p> <p>A poesia de Anna de Noailles, poeta e escritora francesa, se caracteriza por uma frequente descrição de múltiplas imagens com configurações de paisagens internas do eu-lírico e de cenários externos de espaços físicos mencionados na poética noailliana.&nbsp; A poeta revela na justaposição das palavras, na simultaneidade de ideias e imagens uma poesia de mobilidade, traços presentes na literatura e nas artes do final do século XIX e início do século XX. &nbsp;A criação artística e literárias desse período foi marcada pelas transformações sociais e tecnológicas da época. Nesse estudo abordamos o dinamismo presente na poesia de Noailles. As análises se desenvolveram com base na fortuna crítica sobre a poeta. De igual modo, nos apoiamos no estudo de Angela Bargenda (1995)</p> <p>&nbsp;</p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade.&nbsp; Justaposição. Simultaneidade.</p> 2024-07-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70065 O cinema contemporâneo como instrumento de promoção da interculturalidade 2024-05-25T16:47:29-03:00 Renally da Silva Gomes renallygomes14@gmail.com Alyanne de Freitas Chacon alyanne.chacon@ufrn.br <p>Este artigo, originado de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, se propõe a investigar a manifestação da interculturalidade por meio das produções cinematográficas. A partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizamos uma breve contextualização da globalização, fundamentada na obra de Giddens (2006), que oferece insights sobre sua natureza e implicações. Com o suporte teórico de Mascarello (2006), traçamos um panorama da evolução histórica do cinema, destacando sua trajetória até alcançar a relevância contemporânea. Além disso, ao adotarmos a perspectiva de Canclini (2009) sobre interculturalidade, exploramos as interações na sociedade moderna. Realizamos também a análise de três filmes que apresentam uma temática intercultural, pois reproduzem tanto as hostilidades quanto as contribuições sociais decorrentes do contato entre culturas distintas. Concluímos que o cinema, como forma de arte, desempenha um papel fundamental nos espaços intermediários da sociedade, facilitando conexões entre grupos distintos e promovendo reflexões sobre a cultura do outro e nossa própria realidade.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/69701 Os livros de Português como Língua de Acolhimento e a integração de refugiados e migrantes no Brasil: línguas estrangeiras visando a integração laboral 2024-04-15T12:47:37-03:00 Maria José Letícia Freire da Silva lehfreire9@gmail.com Juliana Henriques de Luna Freire juliana.freire@academico.ufpb.br <p> Este artigo se desenvolve a partir da discussão das necessidades comunicativas no contexto de inclusão dos refugiados e migrantes no Brasil. Deste modo, são analisados três livros didáticos feitos especificamente para esse público de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) pensando na inclusão laboral e social. Em razão disso, o artigo apresenta a pesquisa feita com o objetivo de apresentar os tipos de habilidades linguísticas que são trabalhadas nesses materiais e discutir como os mesmos favorecem futuras oportunidades de trabalho para os refugiados e migrantes. Este estudo é relevante para compreender como os livros trabalham as habilidades comunicativas para esse público que necessita adequar rapidamente ao novo país.Dialogamos com as teorias sobre o ensino de português e, especificamente de PLAc junto àteorização de autores como Bachman, Capistrano, Faria, Souza e Carvalho et al., para apresentar uma fundamentação sobre o processo de aprendizagem desse grupo em específico. Também, são analisados os livros Diga trinta e três... em português, Sou todo ouvidose Portas abertas, que preparam esse público para o mercado de trabalho.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70187 Mediação Intercultural em Startups Multinacionais 2024-05-15T11:53:27-03:00 Isabela Maria De Morais Marques isammmarques5@gmail.com Silvia Renata Ribeiro silvia.ribeiro@academico.ufpb.br <p>Segundo o Ministério da Economia Brasileiro, a China foi a maior parceira econômica do Brasil em 2022, e essa colaboração também reflete na geração de empregos, com <em>Startups</em> chinesas contratando brasileiros. O presente artigo discute as possíveis barreiras interculturais enfrentadas por funcionários brasileiros que atuam em <em>startups</em> multinacionais de origem chinesa, com o objetivo de desenvolver uma proposta de mediação de conflitos a partir da escala de análise cultural proposta por Meyer (2015). Os resultados sugerem que as principais assimetrias interculturais enfrentadas pelos brasileiros estão relacionadas à comunicação, às diferenças na prática de negociação e às estruturas hierárquicas. O artigo conclui que as <em>Startups</em> multinacionais chinesas que operam no Brasil devem considerar as diferenças culturais entre esses dois países para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, o que levará ao aumento da produtividade, à satisfação no trabalho e uma contribuição mais significativa para o crescimento da <em>Startup</em>.</p> 2024-06-30T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70662 Colaboradores ad hoc 2024-06-28T13:09:49-03:00 Revista InterCulturas revistainterculturas@gmail.com <p>Colaboradores ad hoc</p> 2024-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70425 Capa 2024-06-04T21:57:13-03:00 Ananda Navarro de Lima revistainterculturas@gmail.com Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Capa</p> 2024-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70809 Entre pontes e palavras: reconversão profissional e plurilinguismo Entrevista com Márcia de Oliveira Rawlingson 2024-07-21T17:20:56-03:00 Laura Bentes Andreazze lba@academico.ufpb.br Alex Lopes da Silva alex.silva@academico.ufpb.br Maria Rennally Soares da Silva maria.rennally@academico.ufpb.br Angela Maria Erazo Munoz angela.erazom@gmail.com <p>Por ocasião da visita da Professora Márcia de Oliveira Rawlingson, representante da Universidade de La Rochelle, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voluntários do projeto Mobilang a entrevistaram. A Professora Márcia possui uma trajetória que combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com sua carreira atual, como Professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade de La Rochelle, na França. Ao longo dos anos, Márcia aprimorou sua expertise através de cursos de aperfeiçoamento em língua portuguesa, adaptando sua abordagem didática para refletir sobre o ensino a estrangeiros. Quanto aos desafios enfrentados na área de PLE, destaca-se a necessidade contínua de inovação metodológica e adaptação às novas demandas educacionais, especialmente no contexto de um mundo globalizado, onde o plurilinguismo e a interculturalidade são cada vez mais valorizados. Assim, a trajetória da professora ilustra não apenas sua dedicação ao ensino e à pesquisa, mas também ressalta a importância de uma abordagem interdisciplinar e multicultural no ensino de línguas estrangeiras, contribuindo significativamente para a formação de seus alunos.</p> 2024-07-28T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70426 Apresentação 2024-06-04T21:58:19-03:00 Silvia Renata Ribeiro silvia.ribeiro@academico.ufpb.br Alyanne de Freitas Chacon alyanne.chacon@ufrn.br Maria Rennally Soares da Silva rennally.fr@hotmail.com <p>Apresentação</p> 2024-07-02T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas