https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/issue/feedRevista InterCulturas2024-08-11T00:00:00-03:00Maria Rennally Soares da Silvamaria.rennally@academico.ufpb.brOpen Journal Systems<p><strong>Apresentação do periódico:</strong></p> <p>A <strong>Revista InterCulturas</strong> (doravante RICS) é um periódico acadêmico semestral, criado e dirigido por pesquisadores do Grupo de Pesquisa Mediações Interculturais, Negociações e Negociadores Internacionais no Mundo (MINNI Mundo - UFPB/CNPq), do Departamento de Mediações Interculturais (DMI), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).</p> <p><strong>ISSN: 2966-3997</strong></p>https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/71101Editorial2024-08-10T16:57:37-03:00Maria Rennally Soares da Silvamaria.rennally@academico.ufpb.brAlyanne de Freitas Chaconalyanne.chacon@ufrn.brRoberto Vilmar Saturrobertosatur@yahoo.com.br<p>Editorial</p>2024-08-10T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70426Apresentação2024-06-04T21:58:19-03:00Silvia Renata Ribeirosilvia.ribeiro@academico.ufpb.brAlyanne de Freitas Chaconalyanne.chacon@ufrn.brMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Apresentação</p>2024-07-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70213A poesia de Anna de Noailles:2024-05-25T18:41:56-03:00Gilmara Viviane Castor de Andradegilmaravcastor@gmail.com<p>RESUMO</p> <p>A poesia de Anna de Noailles, poeta e escritora francesa, se caracteriza por uma frequente descrição de múltiplas imagens com configurações de paisagens internas do eu-lírico e de cenários externos de espaços físicos mencionados na poética noailliana. A poeta revela na justaposição das palavras, na simultaneidade de ideias e imagens uma poesia de mobilidade, traços presentes na literatura e nas artes do final do século XIX e início do século XX. A criação artística e literárias desse período foi marcada pelas transformações sociais e tecnológicas da época. Nesse estudo abordamos o dinamismo presente na poesia de Noailles. As análises se desenvolveram com base na fortuna crítica sobre a poeta. De igual modo, nos apoiamos no estudo de Angela Bargenda (1995)</p> <p> </p> <p>PALAVRAS-CHAVE: Mobilidade. Justaposição. Simultaneidade.</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70065O cinema contemporâneo como instrumento de promoção da interculturalidade2024-05-25T16:47:29-03:00Renally da Silva Gomesrenallygomes14@gmail.comAlyanne de Freitas Chaconalyanne.chacon@ufrn.br<p>Este artigo, originado de uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso, se propõe a investigar a manifestação da interculturalidade por meio das produções cinematográficas. A partir de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizamos uma breve contextualização da globalização, fundamentada na obra de Giddens (2006), que oferece insights sobre sua natureza e implicações. Com o suporte teórico de Mascarello (2006), traçamos um panorama da evolução histórica do cinema, destacando sua trajetória até alcançar a relevância contemporânea. Além disso, ao adotarmos a perspectiva de Canclini (2009) sobre interculturalidade, exploramos as interações na sociedade moderna. Realizamos também a análise de três filmes que apresentam uma temática intercultural, pois reproduzem tanto as hostilidades quanto as contribuições sociais decorrentes do contato entre culturas distintas. Concluímos que o cinema, como forma de arte, desempenha um papel fundamental nos espaços intermediários da sociedade, facilitando conexões entre grupos distintos e promovendo reflexões sobre a cultura do outro e nossa própria realidade.</p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/69701Os livros de Português como Língua de Acolhimento e a integração de refugiados e migrantes no Brasil: línguas estrangeiras visando a integração laboral2024-04-15T12:47:37-03:00Maria José Letícia Freire da Silvalehfreire9@gmail.comJuliana Henriques de Luna Freirejuliana.freire@academico.ufpb.br<p> Este artigo se desenvolve a partir da discussão das necessidades comunicativas no contexto de inclusão dos refugiados e migrantes no Brasil. Deste modo, são analisados três livros didáticos feitos especificamente para esse público de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) pensando na inclusão laboral e social. Em razão disso, o artigo apresenta a pesquisa feita com o objetivo de apresentar os tipos de habilidades linguísticas que são trabalhadas nesses materiais e discutir como os mesmos favorecem futuras oportunidades de trabalho para os refugiados e migrantes. Este estudo é relevante para compreender como os livros trabalham as habilidades comunicativas para esse público que necessita adequar rapidamente ao novo país.Dialogamos com as teorias sobre o ensino de português e, especificamente de PLAc junto àteorização de autores como Bachman, Capistrano, Faria, Souza e Carvalho et al., para apresentar uma fundamentação sobre o processo de aprendizagem desse grupo em específico. Também, são analisados os livros Diga trinta e três... em português, Sou todo ouvidose Portas abertas, que preparam esse público para o mercado de trabalho.</p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70187Mediação Intercultural em Startups Multinacionais2024-05-15T11:53:27-03:00Isabela Maria De Morais Marquesisammmarques5@gmail.comSilvia Renata Ribeirosilvia.ribeiro@academico.ufpb.br<p>Segundo o Ministério da Economia Brasileiro, a China foi a maior parceira econômica do Brasil em 2022, e essa colaboração também reflete na geração de empregos, com <em>Startups</em> chinesas contratando brasileiros. O presente artigo discute as possíveis barreiras interculturais enfrentadas por funcionários brasileiros que atuam em <em>startups</em> multinacionais de origem chinesa, com o objetivo de desenvolver uma proposta de mediação de conflitos a partir da escala de análise cultural proposta por Meyer (2015). Os resultados sugerem que as principais assimetrias interculturais enfrentadas pelos brasileiros estão relacionadas à comunicação, às diferenças na prática de negociação e às estruturas hierárquicas. O artigo conclui que as <em>Startups</em> multinacionais chinesas que operam no Brasil devem considerar as diferenças culturais entre esses dois países para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, o que levará ao aumento da produtividade, à satisfação no trabalho e uma contribuição mais significativa para o crescimento da <em>Startup</em>.</p>2024-06-30T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70662Colaboradores ad hoc2024-06-28T13:09:49-03:00Revista InterCulturasrevistainterculturas@gmail.com<p>Colaboradores ad hoc</p>2024-07-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70425Capa2024-06-04T21:57:13-03:00Ananda Navarro de Limarevistainterculturas@gmail.comMaria Rennally Soares da Silvarennally.fr@hotmail.com<p>Capa</p>2024-07-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturashttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rics/article/view/70809Entre pontes e palavras: reconversão profissional e plurilinguismo Entrevista com Márcia de Oliveira Rawlingson2024-07-21T17:20:56-03:00Laura Bentes Andreazzelba@academico.ufpb.brAlex Lopes da Silvaalex.silva@academico.ufpb.brMaria Rennally Soares da Silvamaria.rennally@academico.ufpb.brAngela Maria Erazo Munozangela.erazom@gmail.com<p>Por ocasião da visita da Professora Márcia de Oliveira Rawlingson, representante da Universidade de La Rochelle, à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), voluntários do projeto Mobilang a entrevistaram. A Professora Márcia possui uma trajetória que combina sua formação em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade de Taubaté (UNITAU), com sua carreira atual, como Professora de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade de La Rochelle, na França. Ao longo dos anos, Márcia aprimorou sua expertise através de cursos de aperfeiçoamento em língua portuguesa, adaptando sua abordagem didática para refletir sobre o ensino a estrangeiros. Quanto aos desafios enfrentados na área de PLE, destaca-se a necessidade contínua de inovação metodológica e adaptação às novas demandas educacionais, especialmente no contexto de um mundo globalizado, onde o plurilinguismo e a interculturalidade são cada vez mais valorizados. Assim, a trajetória da professora ilustra não apenas sua dedicação ao ensino e à pesquisa, mas também ressalta a importância de uma abordagem interdisciplinar e multicultural no ensino de línguas estrangeiras, contribuindo significativamente para a formação de seus alunos.</p>2024-07-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista InterCulturas