Encontrar-se no desvio

algumas perversões em Laços de Família

Autores

Palavras-chave:

Clarice Lispector, Psicanálise, Crítica Literária

Resumo

Partindo das conceituações de Joyce McDougall sobre perversão, desenvolvidas no livro As múltiplas faces de Eros, analisaremos
personagens, principalmente mulheres, do livro Laços de Família de Clarice Lispector, a partir das distintas ocorrências do olhar. Na primeira parte, acompanharemos, no conto “Laços de família”, a mudança da relação entre Catarina e Severina após o inesperado novo contato corporal entre ambas e a mudança na capacidade da filha olhar a mãe. Na segunda parte, veremos a garota do conto “Preciosidade” e a figuração do olhar que não vê o outro, o olhar perverso. Na terceira e última parte, seguiremos outras personagens buscando construir a relação do desvio do olhar com as adicções das personagens, de modo a perceber o trabalho doméstico e a busca incontrolável pelo amor, entre outros, como os alvos dos desvios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlisson Morais de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Professor Assistente da área de Teoria da Literatura e Literaturas em Língua Portuguesa da Universidade Federal do Acre, Centro de Educação e Letras. Graduado em Letras Língua Portuguesa, mestre e doutorando em Letras, os três cursos pela Universidade Federal da Paraíba. Tem trabalhos publicados na área de Literatura Brasileira, particularmente em Graciliano Ramos. Tem interesse em: as relações da crítica literária com a filosofia e com a psicanálise; forma literária; literatura comparada e literatura mundial; e ensino de literatura e de teoria da literatura. Tem interesse nos seguintes temas: ambivalências; idealismos; luto, depressão e melancolia; cristianismo; e literatura, sociedade e indivíduo.

Hermano de França Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado I, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPB). Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Pernambuco - PROPESQ/UFPE, na área de Análise do Discurso, sob a supervisão da Profª. Dr.ª Maria Virgínia Leal. Especialista em Psicanálise: Teoria e Prática, pelo Espaço Psicanalítico - EPSI, com monografia orientada pela Prof.ª Dr.ª Maria Neuma Carvalho de Barros. Tem experiência na área de Literatura, Psicanálise e Psicologia Analítica, com ênfase em Cultura, Arte e Processos de Subjetivação. Desenvolve estudos sobre: a) Literatura Erótica/Pornográfica; b) Corpo, Sexo e Sexualidades; c) Literatura e Psicopatologia d) Literatura e Processos Criativos; e) e Literatura e Territorialidades arquetípicas.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

Oliveira, C. M. de, & Rodrigues, H. de F. (2023). Encontrar-se no desvio: algumas perversões em Laços de Família. Revista LiteralMENTE, 2(1), 8–18. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rl/article/view/65683

Edição

Seção

Dossiê - Interlocuções ficcionais: a arte em seus múltiplos diálogos