EDITORIAL: Em Busca do Conhecimento na Saúde

Autores

Resumo

EDITORIAL

Em Busca do Conhecimento na Saúde

Com satisfação, apresentamos a mais recente edição da Revista Medicina & Pesquisa, o Volume 4, Número 3, de 2023. Nesta edição, continuamos comprometidos com a nossa missão de disseminar conhecimento e proporcionar uma plataforma para a discussão de tópicos essenciais na área da Saúde.

Iniciamos esta edição com uma análise sobre o papel do uso de enoxaparina no contexto da Covid-19 a partir de um estudo de caso. Em um cenário onde a pesquisa médica está em constante evolução, examinamos a evolução de insights sobre como a enoxaparina pode desempenhar um papel no manejo da coagulação em pacientes afetados pelo novo coronavírus na sua forma grave e como a equipe de saúde hospitalar deve seguir as principais diretrizes relacionadas ao seu uso.

Um artigo original explora o perfil de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica atendidos em um ambulatório de pneumologia, a partir da Classificação GOLD e sua interpretação. Este trabalho contribui para a compreensão da abordagem clínica a pacientes com essa condição, consolidando nosso compromisso com a diversidade temática e a amplitude de conhecimento.

Outro artigo original neste número traz à tona o conhecimento valioso de mães de crianças atendidas no setor de puericultura de um hospital universitário, focando na amamentação materna exclusiva até os seis meses de vida. Neste trabalho, enfoca-se a importância da amamentação e os aspectos fundamentais da puericultura, destacando as práticas recomendadas e os benefícios para a saúde materno-infantil.

Adotando uma abordagem interdisciplinar, mergulhamos também na interseção entre a teoria do agir comunicativo e as organizações de saúde. Exploramos como a comunicação eficaz pode moldar o ambiente organizacional e melhorar a prestação de serviços de saúde, destacando a importância da colaboração e do diálogo.

Uma revisão sobre a relação entre vitamina D e imunidade ocupa um lugar de destaque nesta edição. Os autores abordam as últimas pesquisas e debates sobre o impacto da vitamina D na resposta imunológica, fornecendo uma visão crítica para profissionais de saúde e pesquisadores.

Nesta edição, também há uma comunicação breve sobre proposta de implantação de ações de acolhimento no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (CAISI) em João Pessoa, Paraíba, como uma iniciativa valiosa para promover a educação permanente em saúde dos trabalhadores do CAISI e aprimorar o atendimento aos idosos. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é fundamental para capacitar os profissionais da saúde, atualizando seus conhecimentos e habilidades de forma contínua. Portanto, essa comunicação breve destaca a necessidade de investir em metodologias e tecnologias que preservem o constante aprimoramento dos profissionais de saúde.

Agradecemos aos autores e revisores que contribuíram para esta edição, compartilhando suas pesquisas e conhecimentos especializados.

A Revista Medicina & Pesquisa reafirma, assim, seu compromisso com a promoção do conhecimento científico na busca de representar uma voz na nossa comunidade acadêmica, para inspirar, informar e estimular reflexões significativas. Boa leitura!

Rilva Lopes de Sousa Muñoz; Eduardo Sérgio Soares Sousa - Editores da RM&P

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rilva Lopes de Sousa Muñoz

Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) / (Departamento de Medicina Interna / Centro de Ciências Médicas, CCM). Possui Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (2003-2006), Mestrado em Desenvolvimento Humano (1998-2000), Residência em Clínica Médica (Hospital Universitário Lauro Wanderley, HULW, 1992-1994) e em Pediatria (Hospital de Assistência Médica Infantil da Paraíba, AMIP, 1989-1991), Graduação em Medicina (UFPB, 1983-1988) e Título de Especialista em Medicina Interna (Conselho Federal de Medicina, 1998). Atuou como médica pediatra na Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte, no município de Cabedelo-PB e no centro de terapia intensiva do Hospital de Assistência Médica Infantil da Paraíba (AMIP) entre 1990 e 1998. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HULW entre 2000 e 2006, atualmente é membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. É Membro do Comitê Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na UFPB e Assessora de Publicações do Centro de Ciências Médicas da UFPB. Atualmente, é professora da disciplina de Semiologia Médica, e já lecionou Bioestatística, Elaboração de Trabalho Científico e História da Medicina e da Bioética na UFPB. Líder do Grupo de Estudos em Semiologia Médica (GESME), vinculado ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Atua em trabalhos de pesquisa nas linhas de Semiologia Médica do Idoso e de Semiologia e Doenças Crônicas.

Downloads

Publicado

09.01.2024 — Atualizado em 15.01.2024

Versões