https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/issue/feed Revista Temas em Educação 2025-02-04T13:35:41-03:00 REVISTA TEMAS EM EDUCAÇÃO revistateducppge@ce.ufpb.br Open Journal Systems <p><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Criada em 1991, a Revista Temas em Educação (RTE) publicou seu primeiro número em versão online no ano de 2009. Com publicação quadrimestral e contínua, a partir de 2019, a RTE é uma revista eminentemente acadêmica, organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB. </span><span style="vertical-align: inherit;">Sua prioridade é divulgar produções que resultem de estudos e pesquisas científicas de âmbito nacional e internacional. </span></span></p> <p><strong>ISSN: 0104-2777</strong> (Print version)</p> <p><strong>eISSN: 2359-7003</strong> (Online version)</p> <p><strong>Google Scholar: </strong><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">https://scholar.google.com.br/citations?user=06</a><a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=06hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR">hIutwAAAAJ&amp;hl=pt-BR</a></p> <p><strong><span style="vertical-align: inherit;"><span style="vertical-align: inherit;">Qualis Capes 2017-2020: A4 Educação</span></span></strong></p> <h3> </h3> https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/70320 Educação 5.0 em São José dos Campos/SP 2024-07-28T15:58:35-03:00 Carla Denize Ott Felcher carlafelcher@gmail.com Michelsch João da Silva michelsch.joao@ifsc.edu.br <p>O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada na rede municipal de São José dos Campos/SP, município que possui quatorze (14) escolas certificadas pelo Programa Educação 5.0. A Educação 5.0 é uma abordagem em construção e debate que integra tecnologias digitais e Inteligência Artificial em contextos nos quais o estudante é ativo, criativo, crítico e reflexivo. Este relato foi elaborado a partir da visita in loco realizada pelos autores, no mês de agosto do corrente ano, permitindo a observação e conhecimento dos espaços físicos, das dinâmicas, e o diálogo com gestores, professores e estudantes. Dentre os resultados, destaca-se o investimento em formação de professores, infraestrutura e tecnologias digitais, garantindo que a Educação 5.0 não seja apenas uma lei, mas sim uma realidade no município. Por fim, surge o questionamento acerca da necessidade de equidade e acessibilidade a uma educação de qualidade para todos, ao mesmo tempo em que se destaca a alegria e motivação que impulsionam para aprender e lutar cada vez mais por uma educação transformadora.</p> 2025-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71387 Diversidade, Práticas Pedagógicas e Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica 2024-09-19T15:05:09-03:00 Elivaldo Serrão Custódio elivaldo.pa@hotmail.com Regina Ribeiro Pessoa repessoa.santana@hotmail.com <p>Este estudo explorou o desafio de alinhar a formação de educadores e as práticas pedagógicas às exigências contemporâneas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como objetivo analisar como a formação de educadores e suas práticas de ensino podem ser aperfeiçoadas para atender de maneira mais eficaz às demandas dos estudantes. A metodologia adotada baseou-se em uma revisão de literatura, focada na análise de estudos publicados que abordam as competências exigidas dos docentes na EPT, metodologias ativas de aprendizagem, e o papel da tecnologia na educação. Os resultados apontaram que a formação contínua dos docentes e a adoção de práticas pedagógicas inovadoras são fundamentais para promover uma aprendizagem significativa e relevante. Ressaltou-se a importância da integração entre teoria e prática, além da necessidade de constante atualização dos professores frente às rápidas mudanças tecnológicas. Os resultados apontam da necessidade de políticas educacionais que valorizem a formação docente e incentivem a adoção de metodologias que promovam a autonomia e o engajamento dos alunos.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71353 Práticas pedagógicas e formação docente em educação emocional no acolhimento às diversidades: 2024-09-20T08:47:34-03:00 Ana Lúcia Araújo Borges analuciaborges@iftm.edu.br Luciano Marcos Curi lucianocuri@iftm.edu.br Claudia Fabiana de Oliveira claudiafabiana@iftm.edu.br <p>Sabe-se que alguns estudantes têm mais facilidade para a aprendizagem e outros menos.&nbsp; Neste contexto perdura na humanidade o questionamento sobre o que fazer para que os seres humanos, sem exceção, possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem, dentro dos limites da compreensão de que os indivíduos são diversos e que os docentes necessitam de uma formação docente não somente ancorada no desenvolvimento cognitivo, mas também emocional de seus estudantes? Para tanto, construímos, de forma sucinta, um referencial teórico que resgata trabalhos sobre o tema: inteligência, até que nos deparamos com a importância do desenvolvimento da inteligência emocional e a partir daí propomos a educação emocional para a formação docente. Nesta perspectiva, apresentamos um estudo de caso que buscou desvendar os saberes e práticas de docentes do Ensino Médio Integrado de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, a fim de refletirmos sobre a necessidade de uma formação docente que contemple a formação integral dos estudantes, a qual vai além do compartilhar de conhecimentos técnicos e científicos,, mas também emocionais, como forma de acolhimento dos estudantes em suas necessidades de aprendizagem e no contexto das diversidades humanas e das percepções de aceitação e pertencimento no ambiente educacional. Afinal, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, como na canção: “Dor de iludir”, de Caetano Veloso, mas como uma ressalva, os seres humanos, em sua diversidade e vulnerabilidade, conhecem muito mais as dores pela falta de acolhimento, em especial, nas escolas.&nbsp;</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71317 Se é educação, por que tem que ser inclusiva? 2024-10-28T19:37:05-03:00 Ruan Carlos Sansone ruancarlossansonerodrigues@gmail.com Dinora Tereza Zucchetti dinora@feevale.br Rosemari Lorenz Martin rosel@feevale.br <p>Este artigo aborda a questão "Se é educação, por que tem que ser inclusiva?", focando na inclusão de pessoas com deficiência e necessidades específicas. O eixo central do estudo problematiza o acesso e a permanência das pessoas com deficiência no ensino superior, além de discutir concepções de educação inclusiva à luz da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). O artigo defende a nomenclatura "pessoa com necessidade específicas" para designar o público-alvo das políticas inclusivas, oferecendo justificativas técnicas, teóricas e políticas para os processos de inclusão e permanência desses indivíduos na educação superior. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, abrangendo produções científicas publicadas entre 2016 e 2020. Esse recorte temporal permite uma análise teórica e crítica das produções que tratam da problemática da Educação Inclusiva no ensino superior, especialmente em universidades comunitárias. O estudo evidencia os principais desafios e avanços na implementação de políticas inclusivas, ressaltando a importância de garantir condições adequadas para a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior brasileiras</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71438 Inclusão de estudantes com deficiência: 2024-11-25T13:10:38-03:00 Poliana Cavalcante de Souza polianacavalcante.souza22@gmail.com Andreza Maria Lima andrezaml@hotmail.com <p>Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas por professores/as de cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – <em>campus</em> Olinda e como essas representações orientam práticas de docentes. O referencial é a Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici. O estudo é de natureza qualitativa, e participaram cinco docentes de cursos técnicos subsequentes em Artes Visuais e em Computação Gráfica. A técnica de coleta de informações foi a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados evidenciaram que as representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas pelos/as professores/as abrangem práticas docentes inclusivas, que envolvem o acompanhamento pedagógico individual e o planejamento flexível. Essas representações sociais se aproximam do paradigma da educação inclusiva, sendo orientadoras das práticas docentes em sala de aula.</p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71323 “Eu sou, você também é?”: 2024-10-05T15:29:40-03:00 Sabrina Fernandes Pereira Lopes ninafernandes.lopes@gmail.com Raquel Quirino quiriinoraquel@hotmail.com <p>Este artigo investiga as sociabilidades LGBTQIA+ em uma instituição de Educação Profissional e Tecnológica, com foco nos três fatores motivadores principais que impulsionam a socialização entre estudantes: o desejo de compartilhar experiências comuns, a necessidade de proteção e apoio mútuo, e a projeção de futuros acadêmicos e profissionais que superem a exclusão social. A pesquisa foi conduzida com estudantes e ex-estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), utilizando entrevistas compreensivas para explorar essas vivências. A análise revela que as conexões são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico, a criação de espaços de resistência e a defesa de uma educação voltada à emancipação humana.</p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71635 O Mapa da Vida como prática pedagógica no Programa Mulheres Mil: 2024-11-01T14:59:08-03:00 Adilina Andrade adilina.andrade@ifrn.edu.br Ângela Nairá de Farias Rocha angelanairar@hotmail.com Patrícia Carla De Macêdo Chagas patricia.chagas@ifrn.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo apresenta a experiência realizada com a ferramenta pedagógica Mapa da Vida, tendo como objetivo refletir sobre o processo formativo vivenciado pelas mulheres do programa Mulheres Mil a partir dos seus registros reflexivos. A atividade proporcionou momentos de reflexão; de revisitar e de construir novas memórias; levou estas mulheres a perceberem que bagagens elas carregam ao longo da vida, e de como é necessário ressignificar as experiências para que outras possam ser acrescentadas, possibilitando a construção individual e coletiva de formação. A metodologia desenvolvida se deu a partir das vivências na realização da prática pedagógica com o Mapa da Vida, bem como das análises dos registros das educandas nesta atividade. Identificamos que esta prática promoveu processos de reflexão das educandas sobre as próprias aprendizagens, bem como favoreceu a autoformação e formação continuada dos docentes e da equipe pedagógica partícipes da experiência.</span></p> 2025-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71216 Práticas discursivas e construção de masculinidades não-hegemônicas na Formação Profissional Técnica: 2024-09-29T21:43:20-03:00 George Moraes De Luiz george@ufr.edu.br Samuel Barros Rodrigues barros.rodrigues@aluno.ufr.edu.br <p>Este ensaio teórico analisa como alunos LGBTQIA+ em instituições de formação profissional e técnica constroem e negociam masculinidades não-hegemônicas. Através da lente do construcionismo social e das práticas discursivas, o estudo explora estratégias de resistência e pertencimento empregadas por esses alunos. São discutidas implicações para práticas educacionais inclusivas, destacando desafios como resistência institucional e oportunidades para pesquisas futuras. O trabalho enfatiza a importância de ambientes educacionais que reconheçam e valorizem diversas expressões de masculinidade, contribuindo para uma formação profissional mais equitativa e inovadora.</p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71469 As cotas raciais em concursos públicos e a presença (ou ausência?) de pessoas negras no magistério da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica 2025-02-04T06:15:04-03:00 Dyego de Oliveira Arruda dyego.arruda@gmail.com Caroline Oliveira Santos caroline.santos@cefet-rj.br <p>Este artigo tem como pano de fundo a lei nº 12.990/2014, que criou um sistema de cotas raciais em concursos públicos federais no Brasil. Dessa maneira, o objetivo deste estudo é analisar os dados relativos ao pertencimento racial das pessoas que ocupam cargos no magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), conjecturando acerca da presença (ou ausência) de pessoas negras nesses cargos e apontando possíveis caminhos a partir dos quais seja possível implementar a lei nº 12.990/2014 de maneira efetiva nos concursos públicos para o magistério EBTT. Em termos metodológicos, o estudo apresentou abordagem qualitativa e exploratória, em que foram obtidos, via Lei de Acesso à Informação, os dados relativos ao pertencimento racial e de gênero dos docentes EBTT que atuam em 45 instituições da Rede Federal EPT no Brasil. Em suma, os dados analisados no estudo apontam que é significativa a presença de pessoas brancas – e, por conseguinte, é notória a ausência de pessoas negras – no magistério EBTT: em média, pessoas brancas são 62,82% dos docentes EBTT que atuam na Rede Federal EPT, enquanto a proporção de pessoas negras é de 35,8% nesses cargos. Ao interseccionarmos gênero e raça, tem-se que mulheres negras são, em média, 16,79% dos docentes EBTT, enquanto homens brancos são 32,26% do total. Portanto, esta pesquisa aponta a necessidade de aprimoramentos na lei nº 12.990/14 para que se tenha maior diversidade racial e de gênero no magistério EBTT da Rede Federal EPT no Brasil.</p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71292 Corpos negros e indígenas na escola e suas demandas por práticas pedagógicas amefricanas e quilombistas 2024-10-24T20:54:56-03:00 Nilton Xavier Bezerra nilton.xavier@ifrn.edu.br Ilane Ferreira Cavalcante ilane.cavalcanti@ifrn.edu.br <p>Corpos invisibilizados por padrões hegemônicos se posicionam criticamente como plurais, símbolos de resistência cultural, discutem novas epistemologias, as inconsistências do conhecimento eurocentrado, valorizam seus conhecimentos, e subjetividades. Demandam a plasticidade dos currículos, a democratização das práticas pedagógicas e uma educação acolhedora da diversidade étnico-racial, na qual o protagonismo histórico de negros e indígenas na formação do povo brasileiro seja reconhecido. Este artigo traz uma discussão acerca do racismo estrutural no Brasil e suas intercorrências na educação, com foco na atuação dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiro e indígenas (NEABI) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Refletimos a partir das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, com base em autores como Gonzalez (2020) e Nascimento (2019) sobre a educação antirracista, visibilizando a existência de corpos negros e indígenas por lugares prestigiados, factualmente refratários às suas presenças. O coletivo do NEABI age no IFRN como um aquilombamento provocador de mudanças conscientizando seus membros, estudantes, servidores e comunidades a se posicionarem ativamente quanto às questões da diversidade, refletindo sobre os modos como enxergam, verbalizam e modificam a realidade.</p> 2025-02-03T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71311 Educação das Relações Étnico-Raciais e as percepções dos professores do IFCE-Campus Canindé sobre suas concepções e práticas pedagógicas 2024-10-05T15:30:50-03:00 Francisca Rejane Bezerra Andrade rejane.bezerra@uece.br Mayara Cely Paulo Da Silva Medeiros mayara.medeiros@ufrn.br <p>Tencionando contribuir com a produção de conhecimento sobre a questão étnico-racial, este artigo apresenta reflexões sobre o racismo e a estruturação das classes sociais no Brasil. Para tanto, aborda a relação existente entre questão social e questão racial decorrentes da formação da sociedade brasileira. Discute ainda sobre as ações do Estado para a promoção da igualdade racial com foco na política educacional. E apresenta os resultados da pesquisa empreendida junto aos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – <em>campus </em>Canindé, que busca identificar as estratégias pedagógicas e conhecer as &nbsp;percepções dos professores sobre as contribuições de suas concepções e práticas. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Educação Física. Concluiu-se que a questão étnico-racial é percebida como um tema transversal e a reflexão sobre o racismo e suas expressões no ambiente escolar está distante do cotidiano de professores e alunos.</p> 2025-02-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71280 “Eu não sou mais a pessoa que eu era”: 2024-09-19T15:21:46-03:00 Ana Kamily de Souza Sampaio kamily.sampaio@ifrn.edu.br Avelino Aldo de Lima Neto avelino.lima@ifrn.edu.br Jacques Gleyse jacques.gleyse@orange.fr <p>O presente estudo teve como tema as relações entre a formação humana integral postulada pela Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e a imagem corporal de estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com o objetivo de compreender como as práticas pedagógicas em Educação Física na instituição afetaram a imagem corporal das participantes, e é oriundo de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN entre 2019 e 2021. Consiste em uma pesquisa explicativa de natureza qualitativa, caracterizada como estudo de campo, desenvolvida com seis estudantes do gênero feminino do IFRN – <em>Campus</em> Canguaretama, por meio da adoção do Diário solicitado via WhatsApp. A análise dos diários, feita com base na Análise Textual Discursiva (ATD), aponta o protagonismo da psicóloga e dos professores de Educação Física na mediação entre as jovens e seus conflitos quanto à imagem corporal, e alerta para a necessidade de integração entre as práticas desenvolvidas na sala de aula e aquelas que acontecem em outros espaços-tempos institucionais. Além disso, os relatos sinalizam que as estudantes adquiriram autonomia, capacidade crítica, autorrealização e empoderamento mediantes os conflitos vivenciados interna e externamente à escola durante o processo de ensino e aprendizagem oferecido pelo IFRN, e destacam o papel relevante da Educação Física nesse processo. Por fim, os resultados reforçam a necessidade do desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas ao corpo de forma integradora e interdisciplinar, visando promover a formação omnilateral dos estudantes.</p> 2025-01-31T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/71508 Repenser l’apprentissage des compétences techniques et professionnelles en milieu scolaire 2024-10-05T15:29:03-03:00 Gilberto Ramos Idunate gilberto.ramos-idunate@u-pec.fr Ali Hammoud ali2.hammoud@etu.u-pec.fr <p>O artigo aborda o papel das seções de técnico superior (STS) na formação de jovens para profissões técnicas e tecnológicas na França. Diante de um mercado de trabalho em constante evolução, essas seções, cujas formações são acessíveis após um bacharelado geral, tecnológico ou profissional, precisam se adaptar continuamente para atender às necessidades dos estudantes, especialmente facilitando o acesso deles ao emprego. O estudo foca nas práticas pedagógicas utilizadas nas STS, cujas formações levam ao diploma de Técnico Superior (BTS), destacando a importância de uma abordagem personalizada que leva em consideração os percursos e aspirações dos alunos. A pesquisa de campo explora as estratégias pedagógicas consideradas eficazes tanto pelos professores quanto pelos alunos para reforçar competências técnicas e profissionais adequadas ao mundo do trabalho.</p> 2025-02-24T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69208 NOS LUGARES EDUCATIVOS PRODUZIDOS PELA RELIGIÃO, O CATECISMO COMO UMA BALIZA 2024-12-20T09:41:12-03:00 Wilney Fernando Silva wilneyfernando@yahoo.com.br <p align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: small;">O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência dos preceitos católicos no Grupo Escolar João Alcântara de Porteirinha/MG durante o período de 1938 a 1962. Indagaremos como as orientações papais foram postas em prática no cotidiano escolar. O investimento na educação foi uma poderosa estratégia no que diz respeito à expansão e à manutenção do poder da Igreja Católica. O trabalho avança ao mostrar como o Catecismo e os compêndios impressos foram integrados ao cotidiano escolar. Como método de investigação, propomos a Pesquisa Bibliográfica realizada em livros, artigos, dissertações e teses. Além disso, empregamos a Pesquisa Documental que inclui a análise das fontes que circulavam na época, como: livros de atas de reuniões de docentes, <span style="color: #000000;">jornais locais, leis e decretos do executivo local, documentos pontifícios e episcopais, manuscritos, álbum de fotografias, </span>livros de atas das associações religiosas e seus manuais, <span style="color: #000000;">livros do tombo</span> paroquial. Conclui-se que as crianças e a mocidade em Porteirinha/MG, durante o período estudado, foram arregimentadas no Catecismo da Igreja. Os instrumentos utilizados para isso foram, sobretudo, a ação conjugada da imprensa e da escola. Esta frente de ação também nutriu o povo de instrução religiosa por meio da presença das aulas de Catecismo e do Ensino Religioso. Quanto à imprensa, os jornais, os panfletos e os livros passaram a ser não apenas um aparato religioso, mas objetos da cultura religiosa.</span></span></p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69116 OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE EM FREIRE E BAUMAN 2024-12-20T09:41:16-03:00 Percy Fernandes Maciel Jr fernandes.junior@ifpr.edu.br Marcelo Lambach marcelolambach@utfpr.edu.br Nancy Rosa Alba Niezwida niezwida.nancy@fayd.unam.edu.ar <p>Este artigo busca na análise da relação entre os conceitos de subjetividade e objetividade enquanto dimensões constitutivas das identidades dos indivíduos, compreensão sobre os efeitos da mudança no sistema de controle capitalista em sua forma atual. Usa como referência o pensamento do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire sobre sua interpretação da relação entre opressor e oprimido como condicionante da dialética entre subjetividade e objetividade, e o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre as formas com as quais o sistema capitalista se apropria dos meios tecnológicos de produção e consumo para atualizar a estrutura social de controle que garante a manutenção de sua contradição essencial, a saber, de que a busca pela maximização do acúmulo de valor diminui cada vez mais sua própria fonte de geração, o trabalho abstrato. Foi possível identificar na dialética freiriana e na ambivalência baumaniana, elementos teóricos de consenso que podem sustentar uma proposta de ação pedagógica para o desenvolvimento da reflexão crítica associada à ação transformadora, enquanto possibilidade de resgate da subjetividade cooptada pela lógica do consumismo.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/70179 A questão étnico-racial em livros didáticos de humanas do Ensino Médio: 2025-02-04T13:35:41-03:00 Lidiane Silva Rocha Magalhães lidiane.magalhaes@educacao.mg.gov.br Fernanda Telles Márques fernanda.marques@uniube.br <p>O artigo objetiva refletir sobre o estado do conhecimento acerca da questão étnico-racial em livros didáticos da área de Humanas disponibilizados pelo PNLD aos estudantes do ensino médio. O estado do conhecimento, que consiste em um tipo de pesquisa bibliográfica, foi realizado a partir de buscas em duas bases de dados. Para que as buscas ocorressem, inicialmente foram fixados os descritores, delimitado o recorte espaço-temporal e estabelecidos os critérios de triagem. Na sequência, o material foi integralmente lido e organizado a partir de categorias temáticas, favorecedoras da discussão por eixos. Como resultado, constatou-se que nem todos os trabalhos selecionados travam debates teórico-conceituais acerca dos usos da categoria raça, contudo, em todos eles consta o entendimento de que, não obstante as mais de duas décadas de presença da Educação das Relações Étnico-Raciais na legislação educacional brasileira, os livros didáticos ainda tendem a reproduzir uma visão de mundo eurocentrada e, portanto, colonial.</p> 2025-02-04T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69150 As PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS EM EDUCAÇÃO: O PROGRAMA ECOA GESTÃO DO INSTITUTO ALCOA 2024-12-20T09:41:14-03:00 Erasmo Soares dos Santos erasmosoares_@hotmail.com Magda de Abreu Vicente magdabreufurg@gmail.com 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69538 PERSPECTIVA DOCENTE SOBRE A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE INSTITUTOS FEDERAIS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA 2024-12-20T09:41:04-03:00 Lislayne Oliveira Silva lislayane.silva@ifnmg.edu.br Raquel Schwenck de Mello Vianna Soares raquel.schwenck@ufvjm.edu.br Bárbara Carvalho Ferreira barbara.ferreira@ufvjm.edu.br <p>Este artigo de revisão integrativa aborda a perspectiva docente sobre a inclusão de estudantes surdos nos cursos profissionais dos Institutos Federais de Educação - IFEs. Neste sentido, visa analisar as produções científicas nacionais publicadas de 2016 a 2023. Foram utilizados como buscadores os bancos de dados da SciELO (Scientific Electronic Library Online), Capes Periódicos e <em>Google</em>&nbsp;Acadêmico. Aplicados os critérios de inclusão e exclusão a amostra final foi composta por nove artigos, que foram analisados na íntegra. Após a leitura, foi realizada uma análise a partir da similaridade e relevância temática, resultando em três categorias: formação inicial e continuada; adaptação curricular e metodológica e planejamento colaborativo. A análise revela desafios na educação para surdos, ressaltando a importância da reflexão crítica por parte dos docentes e das instituições de ensino. Espera-se que este estudo contribua para reflexões e projetos que visem a promoção de um ambiente educacional inclusivo e equitativo que atenda às necessidades específicas de aprendizagem deste público.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69454 SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO 2024-12-20T09:41:08-03:00 Magda Josieli Souza de Souza mjosouzaa@gmail.com Thais Philipsen Grutzmann thaisclmd2@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo apresentar o que já se tem produzido sobre o ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em maio de 2023, usando termos específicos, como “surdez”, “dinheiro”, “Sistema Monetário”, “Educação Financeira”, “Matemática” e “Anos Iniciais”. Os dados selecionados para a análise seguiram o proposto na metodologia de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os resultados desta investigação foram organizados a partir de duas categorias: Material Concreto e Enunciados de Problemas. Os resultados mostram que a visualidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem do sujeito surdo, a partir de sua língua que é visual, a Libras, aliada ao uso de materiais concretos e à apresentação dos enunciados dos problemas matemáticos de diferentes formas em sua representação, auxilia no processo de compreensão e aprendizagem.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69667 O DESVELAMENTO DA PRÁXIS FREIREANA A PARTIR DE RETALHOS 2024-12-20T09:41:03-03:00 Maria Rosinira Bezerra Cavalcante nilapoetizante@gmail.com Marcos Antonio Pinto Ribeiro marcos.ribeiro@uesb.edu.br <p>Esta pesquisa qualitativa, de caráter documental, sistematiza a proposta de Educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECCSA) em Tamboril, Ceará, utilizando a análise de conteúdo. Para tanto, objetiva compreender se há elementos da práxis freireana, de uma educação emancipatória, ou seja, se esse processo educativo propõe ações pedagógicas com currículo imbricado nas vivências, saberes e cultura locais. Assim, parte da seguinte questão: há evidências de práxis, cujo currículo se insere nas vivências e saberes locais, direcionadas para uma educação emancipatória e freireana? Por meio do confronto com a literatura, surgiu a categoria: paradoxos entre os interesses, a práxis libertadora se consolida. Os resultados revelaram paradoxos de interesses no processo, isto é, de um lado, o técnico, evidenciado pela Secretaria de Educação, do outro, os coletivos populares, consubstanciando uma educação em mutirão, pautada no currículo local, dialogante e, portanto, emancipatória e freireana.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69406 A REVISTA “A ESCOLA" COMO FONTE DE PESQUISA SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS PARAENSES NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX 2024-12-20T09:41:10-03:00 Jessica Vasconcelos jessica04102000@gmail.com Genylton Odilon Rego da Rocha genylton@gmail.com <p>O estudo que desenvolvemos teve como objeto de estudo “A Revista ‘A Escola’ como fonte de pesquisa sobre o ensino de geografia nas escolas paraenses na primeira metade do Século XX”. A revista, fonte de nossa pesquisa, constituiu-se enquanto periódico educacional, que circulou no Estado do Pará de 1900 a 1905. A investigação desenvolvida teve caráter bibliográfico e documental, cujos objetivos principais foram: o levantamento de artigos que trataram do ensino de geografia na escola secundaria paraense publicados na revista "A Escola"; identificar prescrições oficiais para o ensino de geografia que tenham sido publicadas na revista pesquisada; identificar as orientações didático-pedagógicas para o ensino da geografia contidas nos artigos levantados; analisar a concepção de geografia adotada pelos autores dos artigos levantados. Desse modo, nossos resultados demonstram o tipo de conteúdo privilegiado na disciplina escolar e os princípios que guiavam sua finalidade educativa.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69762 ANITA PAES BARRETO E O PROJETO DE MODERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO 2024-12-20T09:41:00-03:00 Alessandra Maria dos Santos alessandra.msantos@ufpe.br Raylane Andreza Dias Navarro Barreto raylane.navarro@ufpe.br <p>O foco deste artigo é analisar a atuação e contribuição de Anita Paes Barreto (1907–2003) para a educação em Pernambuco. Suas colaborações nas áreas da Psicologia e Educação Especial, iniciadas em 1925, e Educação Popular, com o Movimento de Cultura Popular, a partir de 1960, evidenciam aspectos marcantes quanto ao projeto de modernização educacional no estado. Além disso, indica uma significativa presença feminina no despontar de distintas atividades. Assim, por intermédio da sua trajetória profissional, foi possível conhecer não somente aspectos da História da Educação em Pernambuco, mas também da história das mulheres. A análise de material bibliográfico e documental, assim como acesso a depoimento oral, subsidiou as reflexões empreendidas. Nesse sentido, foi possível identificar que a contumaz história das mulheres na educação, sobretudo na primeira metade do século XX, não se restringiu à atuação na escolarização primária, mas implicou, também, os processos que ecoaram na modernização educacional.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69015 EU VEJO O FUTURE-SE REPETIR O PASSADO 2024-12-20T09:41:18-03:00 Regis Eduardo Coelho Argüelles da Costa rarguelles@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é analisar o Programa Future-se a partir da análise da estrutura e dos intelectuais orgânicos que compuseram a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação no período de 2015 a 2020. Fez-se uso das reflexões de Antonio Gramsci sobre o Estado no capitalismo, tais como o problema da hegemonia, e o papel de mediação política dos sujeitos coletivos e dos intelectuais orgânicos na sociedade civil e política. Os resultados apontaram que vários dos eixos fundamentais do Future-se já se encontravam contemplados em gestões anteriores. Como conclusão, sugere-se que tais características indicam um curto-circuito provocado pelo Golpe de 2016 e a posterior ascensão de um governo ultraliberal de extrema-direita, que potencializou a proposição de um projeto nos moldes do Future-se.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69475 HISTÓRIA E MEMÓRIA DE PROFESSORAS NORMALISTAS DE OEIRAS-PI (1983-2000) 2024-12-20T09:41:06-03:00 José Marcelo Costa dos Santos josemarcelo@ors.uespi.br Maria do Amparo Borges Ferro amparobferro@gmail.com Eva da Silva Costa celloilha5@gmail.com <p>A presente pesquisa tem como objetivo geral interpretar aspectos da história e memória das professoras normalistas oeirenses, no recorte temporal de 1983 a 2000. Como objetivos específicos, buscamos: conhecer aspectos da vida profissional e pessoal das normalistas de Oeiras-PI; caracterizar o processo de construção da identidade docente normalista; analisar a trajetória em torno da profissionalização da professora normalista no Piauí, com enfoque em Oeiras. Trata-se de uma pesquisa histórica, de abordagem qualitativa, no campo dos estudos culturais, tendo como perspectiva metodológica a história oral e como técnica para coleta de dados, a entrevista de história oral de vida. As colaboradoras foram três professoras normalistas aposentadas do município de Oeiras-PI. Para fundamentar as discussões da pesquisa, realizamos leituras de textos de teóricos como: Lopes (2017), Pimenta (2000), Soares (2004), Villela (1970), dentre outros. O estudo mostrou que a Escola Normal em Oeiras-PI foi um viés de oportunidade para as mulheres oeirenses, sendo de grande relevância para formação de professores e para a construção da identidade docente nessa região.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Revista Temas em Educação https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rteo/article/view/69960 O papel do CEEd/RS na operacionalização do ensino de Música 2024-05-15T12:21:07-03:00 Cristina Rolim Wolffenbüttel cristina-wolffenbuttel@uergs.edu.br <p>Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o papel do CEEd/RS na implementação do ensino de Música, utilizando seus documentos oficiais como dados. A metodologia empregada foi qualitativa, com ênfase na pesquisa documental. Os dados foram coletados via internet, por meio do site do CEEd/RS. Os resultados indicam que o CEEd/RS não emitiu normativas específicas nem pareceres oficiais sobre o ensino de Música nas escolas. Foram encontradas coletâneas de leis de ensino contendo atos federais e estaduais, mas estes não foram utilizados como base para promover a presença da Música nas escolas do Rio Grande do Sul. A pesquisa destaca a importância do CEEd/RS no fortalecimento das políticas públicas estaduais, ressaltando a necessidade de consolidar a legislação educacional relacionada ao ensino de Música escolar e fortalecer o papel dos Conselhos de Educação como órgãos consultivos e normativos.</p> 2025-02-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação