https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/issue/feed Temática 2024-12-20T12:12:47-03:00 Marcos Nicolau marcosnicolau.ufpb@gmail.com Open Journal Systems <p>A revista Temática é uma publicação mensal de Comunicação e áreas afins (interdisciplinar), destinada à publicação de artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores). Fundada em 2004, tem conceito Qualis da Capes e atualmente está integrada ao NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB). A Temática recebe artigos em fluxo contínuo. <strong>Trabalhos que não estiverem atendendo rigorosamente as Diretrizes para autores não serão avaliados.</strong></p> https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72369 Agendamento e enquadramento como reforço do machismo estrutural: uma análise da cobertura midiática do caso Sandra Mara Fernandes 2024-12-06T11:38:55-03:00 Miguel Rodrigues Netto marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Este artigo visa demonstrar elementos constitutivos do machismo estrutural na sociedade brasileira evidenciados pela cobertura jornalística dispensada ao caso da lojista Sandra Mara Fernandes que sob efeito de um surto psicótico manteve relações sexuais dentro de seu carro com o morador em situação de rua Givaldo Alves em março de 2022 em Planaltina, Distrito Federal. O objetivo é evidenciar como os veículos de comunicação seguem a rotina produtiva da teoria de <em>newsmaking </em>e que a partir dos efeitos da <em>agenda-setting </em>e <em>framing </em>contribuem para a solidificação de uma cultura machista de exaltação do homem e condenação da mulher em relação a sexualidade. Utilizamos também dos conhecimentos da análise do discurso para encontrar marcas textuais que validam essa hipótese. Como &nbsp;resultados lançamos um olhar sobre a prática profissional e a ética do jornalismo na exposição de vidas que tem muita dificuldade de se reestabelecer após uma exposição em nível nacional.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72376 Relatando o fracasso no jornalismo de jogos: uma análise dos textos jornalísticos publicados sobre o jogo “The Lord of the Rings: Gollum” 2024-12-08T08:23:50-03:00 Giovanni Pasquali Piovesan marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jornalistas que atuam na cobertura da indústria de jogos digitais equilibram o entusiasmo pelas novidades com a obrigação de oferecer uma cobertura precisa e objetiva dos aspectos negativos da indústria. Para isso, foi realizada uma análise de conteúdo de diversos textos jornalísticos, buscando observar como portais jornalísticos brasileiros e estrangeiros relataram os eventos ligados ao desenvolvimento e lançamento do jogo <em>The Lord of the Rings: Gollum</em> (2023), considerado um fracasso pela crítica. Constatou-se que portais estrangeiros realizaram uma cobertura mais aprofundada, concentrando-se nos problemas presentes durante o desenvolvimento do jogo, enquanto os portais brasileiros, apesar de publicarem mais material, destacaram a recepção negativa do jogo.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72378 Iconologia do cotidiano: uma análise do bota abaixo de Pereira Passos na cidade do Rio de Janeiro no início do séc. XX 2024-12-09T10:27:53-03:00 Luiz Fernando Villalba Santos marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>O presente trabalho busca realizar um resgate da memória imagética do período de reformas urbanas no Rio de Janeiro, entre 1902 e 1906. O intervalo também conhecido como “Bota-abaixo”, marcou a história da cidade pelo grande número de construções demolidas durante esta fase e pela maneira como este processo foi conduzido. A hipótese levantada é de que as imagens podem contribuir para uma construção de memória coletiva. A análise será feita através de imagens produzidas tanto por órgãos públicos quanto por veículos de imprensa da cidade do Rio de Janeiro, visando a (re)construção de memórias. Assim, faremos uma leitura de suas intenções utilizando conceitos como o de fotografia pública (Mauad, 2013), Halbwachs (2006) e as questões da memória coletiva, e ainda, Kossoy (2001) e Panofski (1979) sobre os conceitos de análise iconográfica e interpretação iconológica.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72379 A Direita Radical Populista expandida para a América: um discurso nacionalista, xenófobo, populista e autoritário 2024-12-09T10:36:34-03:00 Geder Luis Parzianello marcosnicolau.ufpb@gmail.com Sandra Barbosa Parzianello marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>O trabalho apresenta compreensões teóricas recentes publicadas, sobretudo, nos Estados Unidos, acerca do fenômeno do crescimento da extrema direita na política e quanto à sua expansão global para fora da Europa. Identifica autores que categorizam as características da chamada Direita Radical Populista, ou <em>Populist Radical Right</em> (PRR) e busca as marcas desse populismo em sua materialidade no sujeito discursivo de Donald Trump, eleito novamente presidente norte-americano, enquanto candidato pelo Partido Republicano (2024). Trata-se de um trabalho que converge estudos em Ciência Política e Comunicação, numa análise contemporânea do fenômeno, apoiada em teorias do discurso, da retórica e da argumentação. Atualiza ainda mais a abordagem aplicada no campo do populismo na política e conclui sobre determinações discursivas, próprias do discurso trumpista.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72380 O som da catástrofe: The Happening (2008), de M. Night Shyamalan 2024-12-09T10:41:33-03:00 Daniela de Paula Gomes marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Nesse artigo analisamos a composição sonora do filme catástrofe <em>The Happening</em> (2008), do diretor M. Night Shyamalan. A partir da inserção no filme de música/tema instrumental é que o entendemos na qualidade de uma <em>sinfonia do desastre</em>. Na etimologia da palavra “sinfonia” temos que, na língua grega, significava “todos os sons juntos”. Na concepção contemporânea, as sinfonias são associadas às obras orquestrais e representam um sistema musical com origens românticas. De modo simplificado, entendemos as sinfonias como narrativas sonoras com potencial dramático e de excepcional narratividade. Assim, da percepção da sinfonia como narrativa que apreendemos nossas primeiras inquietações sobre o filme. Nossa análise procura compreender o uso dos sons no cinema catástrofe em seu potencial narrativo que converge com o espetáculo de destruição experimentado no gênero.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72390 Vida e morte na imprensa: o obituário como formato do jornalismo diversional 2024-12-10T08:24:28-03:00 Aparecido Santos do Carmo marcosnicolau.ufpb@gmail.com Paulo da Rocha Dias marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Qual é a função do obituário na imprensa brasileira? O objetivo deste trabalho é demonstrar que, com o decorrer dos anos, desde as primeiras tentativas de classificação dos gêneros jornalísticos, este formato sofreu profundas alterações, perdendo o caráter utilitário, quando seu papel era simplesmente noticiar a morte de uma determinada pessoa. Demonstramos que, na verdade, ao ressurgir entre os “jornalões”, poucas décadas atrás, este formato veio com um novo DNA, mais voltado para o jornalismo diversional, que é aquele que tenta capturar o leitor pelas suas emoções, oferecendo boas histórias com uma escrita que propicia mais liberdade ao repórter. A resposta para a pergunta em que se baseia este artigo é simples: entreter.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72395 Violentada mais uma vez: uma análise de comentários no Facebook que discursam a culpabilização das mulheres vítimas de violência doméstica 2024-12-11T08:03:16-03:00 Adrielle de Souza Silva marcosnicolau.ufpb@gmail.com Cândida Nobre marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Esta pesquisa analisou comentários de notícias de mulheres vítimas de violência doméstica na página do Imediato no Facebook, reconhecendo as dinâmicas impostas ao jornalismo e os modos de interagir das redes digitais. Ancorou-se nas práticas jornalísticas em plataformas, em como, nestes espaços, são noticiados os casos de violência doméstica contra a mulher e, de &nbsp;que maneira emergem comentários que culpabilizam as vítimas pela violência sofrida. A análise considerou a perspectiva etnometodológica de Análise da Conversa conforme descrita por Oliveira (2019). Conclui-se que os jornalistas precisam se adaptar à realidade de produção, distribuição e circulação de notícias em plataformas de redes sociais digitais. Contudo, tal adaptação não dispensa o olhar responsável que profissionais e canais devem manter. É fundamental que os jornalistas e os veículos abordem os casos de violência contra a mulher com ética e responsabilidade, evitando a estereotipagem e o sensacionalismo.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72450 Quem ama também precisa de amor: análise da campanha #SejaRededeApoio do O Boticário e suas representações sobre maternidade e rede de apoio 2024-12-13T17:54:55-03:00 Inara Beatriz Alves dos Santos marcosnicolau.ufpb@gmail.com Raquel Assunção Oliveira marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>A presente pesquisa investiga como a campanha #SejaRedeDeApoio, promovida por O Boticário no Dia das Mães de 2023, reflete e repercute percepções sociais sobre os desafios da maternidade. Com foco na solidão materna e na construção de redes de apoio, o estudo analisa essa campanha, considerando a maternidade como um processo complexo e permeado de desafios sociais. Será realizado um estudo de caso, centrado na campanha "Quem ama também precisa de amor #SejaRedeDeApoio", para explorar abordagens e impactos no entendimento coletivo da maternidade. A análise do vídeo vinculado à campanha segue os apontamentos metodológicos de Martine Joly (2007). Entre as principais autoras consultadas estão Natália B. Senna (2006), Ana Paula L. Batista (2009) e Phabline Ferreira (2016). Ao final da pesquisa, percebe-se o papel fundamental da comunicação de campanhas publicitárias abordando preocupações maternas e reconhecendo os desafios enfrentados por elas.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72479 O consumo publicitário de Soju na Coreia do Sul: potencialidades comunicacionais para o consumo no Brasil 2024-12-15T08:58:49-03:00 Tainá Serrador Ginêz Kfoury marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Este artigo investiga a inserção do <em>Soju</em>, principal bebida sul-coreana, no consumo brasileiro a partir do estudo do movimento <em>Hallyu. </em>Bem como aspectos culturais de consumo como formas ritualísticas, que, por diversas vezes, já foram trabalhados por marcas e pela publicidade em si para consolidar o consumo de determinados produtos. A proposta de investigação segue metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com grupos de pessoas por nível de contato com o consumo de produtos sul-coreanos. A análise respeitou como base o método proposto por Bardin, uma das principais autoras no campo da análise de conteúdo. Destaca-se aqui que a condução conceitual seguiu as contribuições de Berger, Lindstrom, McCracken, Trindade e Perez. A pesquisa supriu respostas ao problema inicialmente lançado e teve como principal contribuição um modelo de adaptação da publicidade tradicional sul-coreana para o contexto brasileiro.&nbsp;</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72480 O discurso sobre identidades dissidentes no contexto escolar: uma abordagem com foco na inclusão 2024-12-15T09:04:51-03:00 Wendel Souza Santos marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Os vários discursos produzidos no contexto escolar favorecem a construção da ideia de verdade e legitimidade sobre as identidades dissidentes ancorados na disciplina e normatização das subjetivações. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos e sentidos da produção discursiva sobre as identidades dissidentes no contexto escolar, pois, na história das sexualidades, os discursos foram produzidos a partir do interesse das classes dominantes. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, através de entrevistas abertas com três alunos homossexuais do ensino médio. As análises dos <em>corpus</em> coletados se deram a partir do arcabouço teórico metodológico da análise do discurso em consonância com os estudos feministas culturais e sociais. Os resultados apresentaram a construção do discurso de opressão, através de verbalizações homofóbicas no contexto da escola.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72492 A primeira vista: um estudo de caso sobre os elementos presentes nas páginas iniciais de seis streamings de conteúdo esportivo 2024-12-16T09:13:03-03:00 Eduardo Filipe Morais de AQUINO Aquino marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é realizar um estudo de caso e analisar os elementos contidos nas páginas iniciais de seis streamings: Disney +, DAZN, Paramount +, MAX, Premiere e Prime Video. A partir disso, será realizada a análise e a comparação entre os serviços, além da visualização dos componentes de suas respectivas páginas iniciais que estão presentes neste trabalho. Com base na metodologia qualitativa, as tipologias metodológicas abordadas para a confecção deste trabalho são a descritiva e o estudo de caso. Conclui-se que o Disney + e o Prime Video foram as plataformas que contemplaram mais elementos, sete dos oito contidos na pesquisa. Sobre os elementos mais visualizados estão o plano mensal e a variedade de dispositivos.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72505 Estratégia de marca empregadora para aumento de visibilidade em mídia social 2024-12-17T09:12:14-03:00 Maíra Pauli Simões marcosnicolau.ufpb@gmail.com Bruno Gomes Pereira marcosnicolau.ufpb@gmail.com Cláudia Rosa Acevedo marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é identificar a influência da implementação de uma estratégia de marca empregadora, aplicada em mídia social, na visibilidade de uma empresa burundesa. O tratamento de dados foi feito com informações extraídas da plataforma <em>LinkedIn</em>, que foram comparadas numericamente, antes da aplicação da estratégia e após a execução das ações, em termos de seguidores da empresa e interações com as publicações. A análise quantitativa exploratória revelou significativo aumento no número de seguidores, bem como, crescimento na participação dos usuários nas publicações. A conclusão do estudo é que houve impacto positivo na visibilidade da empresa por meio da rede social <em>LinkedIn</em>. Adicionalmente, os dados mostraram que existe uma preferência por certos tipos de conteúdo, no caso desse estudo.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72507 O Edital - das páginas dos jornais para as páginas virtuais: análise histórica e discursiva 2024-12-17T09:26:01-03:00 Roseane Batista Feitosa Nicolau marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>O Edital faz parte do sistema discursivo de práticas sociais, precisamente, oficiais e administrativas. De forma geral, tem por finalidade tornar público determinado fato ou ato; ou ainda, uma lei. O presente trabalho tem como objetivo compreender a transformações do gênero Edital ao longo da história, considerando as suas condições de produção e de publicação e as vozes presentes nesse tipo de documento, publicado em jornais e em páginas da internet. Utilizamos o arcabouço teórico das Tradições Discursivas – TDs - (Koch, 1997; Oesterreicher, 1997; Kabatek, 2005), que realizam uma análise micro (estrutura interna) do texto e macro (social) reconstruindo a história social e da Teoria dos Gêneros Discursivos, a partir de Bakhtin (1997), que vê os gêneros discursivos como organizações relativamente estáveis, caracterizadas por uma temática, uma forma composicional e um estilo. Conforme Kabatek (2005), o traço que define as TDs é a relação temporal de um texto em um momento determinado da história com outro texto anterior.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72508 Infográfico educativo: diretrizes para um repasse de informações para segurança com uso de pictogramas no ambiente laboral de costura 2024-12-17T09:33:10-03:00 Thais Mesquita Martins Alencar marcosnicolau.ufpb@gmail.com Icléia Silveira marcosnicolau.ufpb@gmail.com Walter Dutra da Silveira Neto marcosnicolau.ufpb@gmail.com Jailson Oliveira Sousa marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>Este estudo tem como objetivo propor diretrizes de comunicação visual por meio da sinalização de advertência para segurança no ambiente laboral de costura. Compreende-se que os pictogramas devem apresentar uma linguagem visual de fácil compreensão, a fim de assegurar no processo de ensino e aprendizagem durante o manuseio das máquinas e equipamentos no ambiente laboral. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo com o levantamento fotográfico em uma Instituição de ensino em moda localizada em Santa Catarina. Os resultados apontam que existem o uso de pictogramas em etiquetas de advertência, porém, estes apresentam-se de forma desordenada ocasionando um déficit para compreensão do usuário no ambiente laboral de costura. Desta forma, propôs-se diretrizes como meio de tornar as informações de segurança mais perceptíveis compreensíveis.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/72509 Emoções em jogo: a jornada emocional dos alunos com o Kahoot 2024-12-17T09:38:28-03:00 Jean Carlos da Silva Monteiro marcosnicolau.ufpb@gmail.com <p>As emoções podem (ou pelo menos deveriam) desempenhar um papel importante e significativo no processo de aprendizagem, influenciando a motivação, o engajamento e o desempenho acadêmico dos alunos. Com o advento das tecnologias educacionais e a adoção de jogos digitais na sala de aula, ferramentas como o Kahoot têm sido amplamente utilizadas para aumentar a interatividade e o envolvimento dos alunos. Dito isto, este estudo investiga as emoções dos alunos após o uso do jogo no ambiente escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram coletados dados sobre as emoções de 22 alunos do 6º ano (11-12 anos) de uma escola em São Luís-MA, matriculados na disciplina de Socioemocional. Os dados foram obtidos por meio de uma pesquisa-ação, juntamente com a adoção de um questionário de autorrelato, estruturado com uma escala de Likert, e observação em sala de aula. Os resultados revelaram o surgimento de uma gama de emoções, tanto positivas quanto negativas, associadas ao uso do Kahoot.</p> 2024-12-20T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Temática