https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/issue/feedTemática2024-10-21T08:45:45-03:00Marcos Nicolaumarcosnicolau.ufpb@gmail.comOpen Journal Systems<p>A revista Temática é uma publicação mensal de Comunicação e áreas afins (interdisciplinar), destinada à publicação de artigos científicos de pesquisadores da graduação e da pós-graduação (graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores). Fundada em 2004, tem conceito Qualis da Capes e atualmente está integrada ao NAMID - Núcleo de Arte, Midia e Informação Digital, do Curso de Comunicação em Mídias Digitais (DEMID/CCHLA/UFPB). A Temática recebe artigos em fluxo contínuo. <strong>Trabalhos que não estiverem atendendo rigorosamente as Diretrizes para autores não serão avaliados.</strong></p>https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71567O jornalismo colaborativo no conflito entre Israel e Hamas no Jornal Nacional2024-09-26T07:52:01-03:00Paulo Eduardo Silva Lins Cajazairamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este estudo aprofunda a análise da construção da narrativa-testemunho na cobertura pelo Jornal Nacional da TV Globo, durante o conflito entre Israel e o grupo Hamas na Faixa de Gaza, em outubro de 2023. O foco recai sobre os vídeos gravados e publicados nas redes sociais pelos cidadãos palestinos naturalizados brasileiros, que presenciaram os eventos em Gaza. Adota-se a técnica de métodos qualitativos, documentais e exploratórios, a partir dos vídeos exibidos no Jornal Nacional e publicados na plataforma Globoplay. O objeto de análise é o conteúdo colaborativo na forma de imagens audiovisuais veiculadas no telejornal. O referencial teórico trabalha com os conceitos de mediação da informação aplicados ao jornalismo e, para análise do conteúdo, utiliza-se da teoria da Narratologia de Tzvetan Todorov (2008).</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71577Resistência cultural anticapitalista na indústria cultural musical da América Latina: análise preliminar do álbum “De Todas Las Flores” (2022), de Natalia Lafourcade2024-09-27T08:10:00-03:00Ana Paula Bragagliamarcosnicolau.ufpb@gmail.comMarcus Barcelos Vinicius Losanoffmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este trabalho busca estudar elementos de resistência cultural de viés anticapitalista nas práticas sonoras musicais latino-americanas a partir do álbum / videoclipe “De Todas las Flores” (2022), da “cantautora” mexicana Natalia Lafourcade. Trata-se de uma artista celebrada mercadologicamente e que apresenta aspectos de crítica a discursos culturais hegemônicos em suas obras musicais, através tanto de escolhas estéticas quanto discursivas. A metodologia adotada consiste no estudo de caso simples (GIL, 1995) no processo de elaboração do álbum citado e a revisão teórica em autoras(es) de Estudos do Som e de crítica à sociedade de consumo/capitalista atual. Pretende-se aqui dar destaque para possíveis representantes de outras miradas e escutas do Sul global frente ao (neo)colonialismo capitalista digital vigente.</p> <p><strong> </strong></p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71600Jornalismo para a Paz: um primeiro olhar para as dissertações e tese desenvolvidas no Brasil2024-09-29T08:32:25-03:00Rafael de Jesus Gomesmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este trabalho busca apresentar os debates teóricos, epistemológicos e metodológicos propostos pelas pesquisas de dissertação e tese sobre o Jornalismo para a Paz no Brasil. Prática que vêm ganhando espaço, sobretudo na mão de pesquisadores como Johan Galtung (1969); Manuel Pureza (2009), entre outros. Para isso, fizemos uma busca no banco de teses e dissertações da CAPES por trabalhos produzidos pelos programas de pós-graduação em comunicação no país que abordam a temática e em conjunto, utilizamos a análise de conteúdo (Bardin, 2021) como ferramenta para analisar as temáticas propostas por esses trabalhos. Como conclusão, percebe-se que as pesquisas na área estão em crescimento, ainda que literatura e grupos de pesquisa sobre o tema na área da comunicação, sejam poucos.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71601Da senzala ao quarto reversível: uma análise decolonial do romance Solitária de Eliana Alves Cruz2024-09-29T08:40:18-03:00Karolina de Abreumarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo propõe uma reflexão sobre a representação literária das dinâmicas de opressão e silenciamento social vivenciadas pela população negra brasileira no romance <em>Solitária</em>, escrito por Eliana Alves Cruz e publicado em 2022. Destaca, assim, as relações de poder entre empregados e empregadores representados na obra, explorando como a marginalização social vivenciada pelas protagonistas negras, que estão em posição de subserviência, é manifestada nesse contexto e como essa dinâmica é interpretada sob a ótica da decolonialidade. O artigo visa, dessa forma, por meio da análise literária de <em>Solitária</em> (Cruz, 2022) à luz dos conceitos de colonialidade e decolonialidade, contribuir para a compreensão crítica do modo como a marginalização social vivenciada pela negritude é retratada no romance estudado, evidenciando as mazelas do período colonial que fundamentam as relações de poder e opressão na modernidade/colonialidade.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71624Marketing de influência no Instagram: as estratégias de influenciadores tocantinenses2024-09-30T08:46:38-03:00Renato César Bittencourt Klein Jrmarcosnicolau.ufpb@gmail.comLiana Vidigal Rochamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo constitui uma síntese da pesquisa realizada a título de dissertação de Mestrado em Comunicação da UFT e tematiza as estratégias de marketing e emprego dos recursos e funcionalidades da plataforma Instagram por influenciadores digitais do Tocantins. O objetivo da pesquisa foi identificar e analisar tais estratégias, respondendo ao seguinte problema: de que maneira os influenciadores digitais do Tocantins utilizam estratégias do marketing de influência e funcionalidades da plataforma Instagram na produção de conteúdo digital? Como resultado, constatou-se que, para conquistar seguidores, os influenciadores digitais do Tocantins apresentam diversas estratégias explícitas de marketing de influência em seus conteúdos do Instagram.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71683Além do papel: transformação digital e o impacto no mercado editorial2024-10-02T10:04:29-03:00Pietra Ferreira Gomes Soteromarcosnicolau.ufpb@gmail.comFernanda Gabriela de Andrade Coutinhomarcosnicolau.ufpb@gmail.comLarissa Bezerramarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O objetivo deste estudo foi entender as alterações que ocorreram no mercado editorial devido à influência das tecnologias. Analisamos o comportamento dos consumidores e examinamos as potenciais repercussões da introdução da Inteligência Artificial (IA) neste setor. A sociedade brasileira experimentou uma modificação no comportamento de consumo, evidenciada pelo aumento da demanda por livros digitais. Em resposta, o mercado dos livros teve a necessidade de se adaptar a tais modificações. Este trabalho chegou a algumas conclusões como, ascensão de novos gêneros literários; o papel crucial dos best-sellers e autores renomados; reconhecimento de ferramentas inovadoras (IA, Realidade Aumentada e Virtual); as redes sociais na promoção da literatura e como a tecnologia atual toma espaço na literatura; entre outros.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71693Empreendedorismo digital no Instagram: os desafios do uso da rede social como ferramenta de divulgação do artesanato2024-10-03T08:35:27-03:00Ana Carolina Kalume Maranhãomarcosnicolau.ufpb@gmail.comBeatriz Marques Benzecrymarcosnicolau.ufpb@gmail.comPaulo Henrique Soares de Almeidamarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O artigo analisa a importância da plataforma Instagram para o empreendedorismo do artesanato, buscando compreender a relação entre cultura, venda e consumo desses produtos na rede social. Por meio da Análise de Conteúdo e entrevistas, o estudo revela como a individualidade artística e cultural do artesanato impulsiona a economia local. Além disso, destaca a eficácia do Instagram como uma ferramenta que potencializa a atividade artesanal na região, promovendo maior visibilidade e alcance dos produtos. A pesquisa também explora o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no fortalecimento das redes de microempreendedores, evidenciando a transformação digital no setor artesanal.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71720A interseção contemporânea entre fotografia e livro: perspectivas documentais e narrativas no fotolivro2024-10-07T15:07:08-03:00Jakson Pessoa do NASCIMENTO JÚNIOR Nascimento Júniormarcosnicolau.ufpb@gmail.comPaulo Matias de Figueiredo Júniormarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma breve trajetória histórica dos fotolivros, seu caráter documental e narrativo e a autonomia presente neste formato de projeto gráfico veiculador de fotografias. Para tanto, objetivamos evidenciar a relação intrínseca de progresso associada ao advento da técnica fotográfica na metade do século XIX ao surgimento do fotolivro. Pontuamos no cerne do trabalho uma investigação quanto aos principais atributos narrativos, temáticos e documentais possíveis de ser destacados nesses objetos, valendo-nos, para isso, de exemplos de títulos que consideramos importantes no campo de produção destes artefatos contemporâneos. Este trabalho se caracteriza como um motivador para o progresso das discussões atreladas ao gênero fotolivro e utiliza-se de pesquisas pautadas no âmbito da fotografia e da arte e mídia.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71721Feminino midiático: contra hegemonia nas mídias digitais2024-10-07T15:13:11-03:00Vitória Hellen de Souza Alvesmarcosnicolau.ufpb@gmail.comJoseylson Fagner dos SANTOS Santosmarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O termo <em>pick me girl</em> descreve uma paródia a um comportamento recorrente em décadas passadas, entre os anos de 1990 e 2010. O padrão foi divulgado, principalmente, por meio de produções hollywoodianas, como séries e filmes, e posteriormente se tornou conhecido de forma satirizada, com o objetivo de chamar a atenção para os comportamentos misóginos retratados midiaticamente. O seguinte artigo busca compreender a origem e definição do conceito, refletindo-o como não apenas um arquétipo da cultura pop, mas um fenômeno que pode ser analisado como resultado de uma luta geracional contra estereótipos nocivos perpetuados pela grande mídia. Para isso, será realizada uma análise de vídeos da plataforma social <em>TikTok</em> durante os anos de 2020 a 2022.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71738O uso de abordagens ambientais locais como ferramenta da educação ambiental crítica em escola pública do agreste pernambucano2024-10-08T10:26:23-03:00Victória Viviane da Silvamarcosnicolau.ufpb@gmail.comRoberto Araújo Sámarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>A educação ambiental (EA) associada à escola envolvendo os problemas ambientais locais, tende a possibilitar ações que venham mitigar fatores que vêm contribuindo para alterações climáticas, tais como os resíduos sólidos. A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da Educação Ambiental Crítica na formação dos estudantes da Educação Básica numa escola pública, usando como problemática os problemas socioambientais locais do município de Santa Cruz do Capibaribe-PE. A coleta de dados partiu de uma oficina pedagógica subdividida em 02 partes: a) aplicação de um questionário com a participação de 22 alunos para analisar as concepções prévias dos estudantes sobre questões ambientais associadas a economia local; b) produção de um material didático que abordasse os problemas socioambientais locais a partir de uma divulgação científica. As análises revelam que os alunos conseguiram compreender que os problemas ambientais estavam associados não apenas ao lixo gerado nas residências, mas também a toda indústria têxtil que movimenta a cidade.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temáticahttps://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/71756A pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda: configurações assumidas pelos componentes curriculares2024-10-10T10:53:48-03:00Nauber Valle Blanco Juniormarcosnicolau.ufpb@gmail.com<p>O texto discute a pesquisa científica nos cursos de Publicidade e Propaganda em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras. Este estudo analisa os componentes curriculares dessas instituições com o objetivo de compreender as configurações assumidas pelos mesmos. Os autores apontam que as disciplinas de pesquisa científica são muitas vezes percebidas como difíceis e desconectadas de outras áreas, com metodologias reduzidas a um processo burocrático. Em suma, essa pesquisa mapeou 24 IES e identificou 39 componentes curriculares relacionados à pesquisa científica, destacando a distribuição dessas disciplinas ao longo do curso. Além disso, identificamos, nas bibliografias básicas, a predominância de autores brasileiros balizando o ensino de pesquisa científica. Por fim, o artigo propõe uma investigação das configurações curriculares desses componentes para entender melhor como a pesquisa científica é ensinada nos cursos de Publicidade e Propaganda.</p>2024-10-21T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Temática