Chamada de artigos para edição especial

2019-07-30

TEMÁTICA

Ciência dos Dados e implicações teóricas e práticas em Administração

 

ORGANIZAÇÃO EDITORIAL

• Prof. Pedro Jácome de Moura Jr, editor encarregado

• Prof. Aléssio Almeida, editor associado

• Prof. José Jorge Dias, editor associado

• Prof. Lucídio Cabral, editor associado

 

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

Desde o início dos anos 2010, a maioria dos campos acadêmicos, científicos e práticos (profissionais/gerenciais) parece estar colocando temas como ‘big data’ e ‘ciência dos dados’ na sua pauta de discussão, ou ao menos considerando-os como tópicos de crescente relevância. Acredita-se que, em um momento ou outro, tais temas promoverão impactos a serem considerados na formação de futuros profissionais, na teorização e nas práticas organizacionais. Afirmamos com segurança que, de modo tempestivo e idiossincrático, a academia não tem fugido desse desafio, como ilustram:

(1) os inúmeros cursos de formação avançada na área (graduações, especializações e até mestrados e/ou doutorados em Ciência dos dados);

(2) eventos e canais diversos, inclusive com periódicos científicos criados em torno do tema (e.g. Big Data & Society, da Sage Publications); e

(3) projetos de colaboração entre instituições universitárias e organizações públicas e privadas.

Certamente a área de Administração, tanto na perspectiva acadêmica quanto profissional, é uma das que mais sentem o impacto desses novos temas e os desafios que emergem são os mais diversos. É na Administração que se localizam alguns dos mais relevantes desenvolvimentos de aplicações, inclusive com expressões já em uso corrente, como ‘marketing analytics’, ‘business intelligence’ ou ‘business analytics’. Não obstante, entendemos que a Administração não é autônoma para conduzir Ciência dos Dados. Consideramos multidisciplinaridade como propriedade do novo campo e, assim, convidamos contribuições imprescindíveis da Computação, Economia e Estatística para oferecerem para - ou em conjunto com - a Administração um escopo aproximado (pois que não exaustivo) para o tema. Assim, este número especial da TPA tem por objetivo divulgar trabalhos que apresentam, debatem e ampliam conhecimentos em tópicos de Ciência de Dados e suas consequências para a teoria e a prática em Administração. Em coerência com o escopo da revista, esta edição publicará trabalhos que ofereçam expressiva contribuição para a variada gama de profissionais de Administração: executivos, empreendedores, líderes públicos e sociais, pesquisadores e docentes da área.

GRANDES TEMAS E MODALIDADES DE INTERESSE

Para essa chamada, os autores poderão enviar trabalhos nas seguintes temáticas:

• Aspectos ontológicos e epistemológicos da Ciência dos Dados e suas implicações no conhecimento em Administração;

• Modelos algorítmicos, estatísticos ou matemáticos fundamentados em Ciência dos Dados e aplicados à Administração;

• Soluções instrumentais de Ciência dos Dados aplicadas a problemas organizacionais;

• Experiências de gestão de projetos e soluções gerenciais baseados em Ciência dos Dados em organizações (públicas, sociais e empresariais);

• Impactos sociais da inserção de Ciência dos Dados nas organizações;

• Efetividade, retorno do investimento e armadilhas da Ciência dos Dados nas organizações.

Os autores poderão enviar trabalhos naquelas que são as modalidades de submissão aceitas pela TPA, principalmente: artigos de pesquisa; casos para ensino; ensaios teóricos; e relatos tecnológicos.

 

SUBMISSÃO

As submissões devem ser registradas diretamente no website TPA (no seguinte endereço eletrônico: http://periodicos.ufpb.br/index.php/tpa/index, em conformidade com as normas e diretrizes da TPA, com indicação de seção em ‘DOSSIÊ’. Dúvidas podem ser encaminhadas ao editor encarregado, endereçadas a o email pjacome@sti.ufpb.br.

 

DATAS IMPORTANTES

• Submissões: agosto de 2019 a MARÇO de 2020

• Prazo para divulgação de resultados: até junho de 2020

• Previsão de publicação: julho de 2020 (volume 10, número 2 da revista).